O estado do tempo em Portugal continua a ser influenciado por sistemas meteorológicos complexos, com a aproximação da depressão ‘Bert’ a prometer alterações significativas para os próximos dias. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), será marcada por “céu geralmente muito nublado, apresentando mais abertas no Algarve” e “períodos de chuva em geral fraca nas regiões Norte e Centro, especialmente no litoral a norte do Cabo Mondego, onde se tornará moderada no Minho e zonas montanhosas do Norte ao final do dia”.
Apesar da chuva, a precipitação não será uniforme em todo o território. No Norte e Centro, em particular nas áreas acima do sistema Montejunto-Estrela, os períodos de chuva poderão ser mais significativos. Já no Sul, a situação será distinta, com algumas abertas e uma ligeira subida da temperatura máxima.
O vento deverá soprar “fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira a norte da foz do Douro a partir do final da tarde”. Nas terras altas das regiões Norte e Centro, prevê-se vento moderado a forte, com rajadas que poderão atingir os 70 km/h.
Com a aproximação de ‘Bert’, o fim de semana será marcado por uma resposta da dorsal africana do anticiclone, trazendo condições de tempo mais estáveis, com “bastante sol e temperaturas muito acima da média para esta época do ano”.
Segundo especialistas da plataforma LusoMeteo, o reforço da dorsal africana deverá resultar em temperaturas elevadas, especialmente no domingo, com valores próximos dos máximos absolutos para novembro. A humidade e alguma nebulosidade poderão estar presentes, mas o destaque será mesmo para o calor invulgar.
Previsão de temperaturas para o fim de semana
Abaixo, apresentamos os valores previstos para algumas das principais localidades:
- Lisboa: 13ºC a 22ºC
- Porto: 13ºC a 21ºC
- Braga: 9ºC a 23ºC
- Faro: 12ºC a 23ºC
- Funchal: 20ºC a 26ºC
- Ponta Delgada: 16ºC a 21ºC
No interior norte e centro, como em Bragança ou Guarda, as temperaturas mínimas serão mais baixas, mas a máxima tende a subir ligeiramente durante o dia.
Alerta para chuvas intensas
Ainda que o fim de semana possa ser predominantemente solarengo e mais quente, a influência de ‘Bert’ pode trazer episódios de chuva mais intensa em áreas específicas, principalmente no Norte e nas zonas montanhosas.
Para quem vive nas regiões do Minho e Douro Litoral, manter o guarda-chuva à mão será prudente, especialmente ao início e final do dia, quando a precipitação poderá ser mais frequente.
Embora a depressão ‘Bert’ tenha maior impacto em países como Irlanda e Escócia, a sua influência indireta será sentida em Portugal, com alterações no regime de precipitação e temperaturas atípicas para novembro. Para quem planeia atividades ao ar livre, o melhor será aproveitar as aberturas e o calor invulgar, especialmente nas regiões a sul do Tejo.
Leia também: Esteja atento à sua carteira. Esta versão das moedas de 1 cêntimo pode valer 6.000€