‘Faça greve ao seu carro – Estes transportes não nos servem’, o projecto da DECO Algarve focado nas fragilidades dos transportes públicos colectivos da região terminou a sua primeira etapa. Nesta acção, cujo principal intuito consistiu em compreender as causas do acentuado declínio da utilização dos transportes e mobilizar os consumidores para esta problemática, realizámos cinco percursos, entre Tavira e Sagres, e envolvemos sete entidades institucionais.
A campanha nacional da DECO ‘Queixas dos Transportes’ (www.queixasdostransportes.pt) em que se inspirou a acção algarvia, recebeu já 8.191 inscrições e 3.766 reclamações. Os transportes que motivam a maioria das queixas são os terrestres e ferroviários, recaindo essas reclamações sobretudo nos atrasos e na diminuição ou supressão de linhas / horários / percursos.
Ausência de estratégia intermodal, tarifários desadequados e falta de informação são os principais problemas no Algarve
No caso da região algarvia os principais problemas prendem-se com a ausência de uma estratégia de concertação intermodal e entre ligações de uma mesma operadora, a desadequação dos tarifários, a insuficiente e débil informação disponibilizada e assimetrias regionais.
Este projecto mobilizou e melhorou a capacidade de intervenção dos consumidores, que nos apresentaram mais reclamações e sugestões, e acentuou o papel activo e influente dos representantes e autoridades locais no sector.
DECO Algarve promete continuar atenta a este que é um dos grandes problemas da região
A DECO Algarve irá agora discutir as suas conclusões com estas entidades e com as operadoras de transportes, e reivindicar uma rede adequada e funcional, sendo para isso essencial integrar as reais carências e os interesses dos seus utilizadores e daqueles que gostariam de o ser.
Como referiu Tânia Neves, porta-voz da acção, “pretendemos denunciar as dificuldades da rede directamente com as entidades envolventes e sugerir a introdução de metodologias participativas de diagnóstico e planeamento dos transportes e da mobilidade, e de formas de transporte inovadoras e flexíveis, para garantir a inclusão de todos.”.
A DECO Algarve promete continuar atenta a este que é um dos grandes problemas da região e a dar voz aos consumidores.
(DECO Algarve)