A DECO tem recebido várias reclamações referentes a compras em lojas no Facebook, nomeadamente atraso nas entregas dos produtos comprados e falta de reembolso em caso de desistência da compra.
Em nota de imprensa a associação explica que as lojas no Facebook, na sua maioria não se encontram registadas como empresas em Portugal, não possuem um endereço físico de contacto, e por vezes não se tratam de vendas de comerciantes para consumidores, mas sim vendas entre particulares, logo torna-se mais difícil a resolução de um possível conflito posteriormente.
Assim, a DECO alerta os consumidores no sentido de procurarem obter o endereço físico da loja de onde pretendem efectuar a compra, ou uma morada para contacto, que possa usar em caso de conflito.
Quanto às formas de pagamento, caso a loja permita o pagamento à cobrança, por transferência bancária ou por MB, na recepção do produto, estas são as mais seguras. É, também importante que fique com um comprovativo da encomenda, com todos os elementos essenciais da mesma, descrição do produto, preço, endereço do vendedor, prazo de entrega.
Ao fazer uma aquisição junto de um particular, e caso não lhe seja disponibilizada factura de compra, não poderá mais tarde accionar a garantia do produto, pois não terá forma de comprovar a data de aquisição do mesmo.
Caso tenha efectuado uma compra numa loja Facebook, e não tenha recebido o produto dentro do prazo, deverá optar entre cancelar a compra e solicitar o reembolso do valor pago, ou interpelar a empresa para proceder à entrega num novo prazo.
Por último, tendo em conta que estes negócios são criados muitas vezes apenas na rede social, com uns meros cliques, e sem necessidade de qualquer registo junto das entidades nacionais, o encerramento destas lojas, está à distância de um clique, como tal, pode acontecer que o pagamento das encomendas seja efectuado pelos consumidores, e a loja deixe de existir, sem proceder a reembolsos e/ou entregas dos produtos encomendados.
A DECO informa que estará atenta às reclamações e promoverá as diligências necessárias para garantir a protecção dos direitos e legítimos interesses dos consumidores neste tipo de compras.