A DECO responde…
Cada vez mais assistimos a uma enorme presença dos jovens nas redes sociais e é através delas que comunicam, estando a sua vida social associada às mesmas. Saber identificar os atuais problemas que começam a emergir nas redes sociais como noticias falsas e desinformação, discursos de ódio, incitamento à violência, cyberbulling entre outros é crucial.
No dia 9 de fevereiro foi assinalado o Dia da Internet mais Segura, e com ele vimos reforçar que é preciso saber navegar com segurança, respeitar a sua própria privacidade e a dos outros e promover a cortesia digital evitando o discurso de ódio.
A DECOJovem tem vindo a desenvolver vários projetos nas escolas em que incentiva e estimula o desenvolvimento de competências digitais, trabalhando um conjunto de conhecimentos, capacidades, habilidades, estratégias e atitudes necessárias para utilizar as tecnologias e meios digitais, seja no âmbito pessoal ou profissional.
O Projeto Sitestar é disso um exemplo. É um projeto que desafia os jovens a ter uma participação mais ativa na internet como criadores de conteúdos. Com a parceria do .PT, podem criar sites com conteúdos digitais nas suas áreas de interesse, promovendo-se também uma cidadania mais ativa e mais inclusiva.
Este projeto já vai na oitava edição, envolvendo até ao momento um total de 4802 alunos e professore e, 407 sites criados.
Na internet há um maior acesso a informação e conteúdos, mas nem tudo é de todos para se copiar, plagiar e usar sem respeito pelos direitos de autos. A literacia digital tem a preocupação de criar uma base sólida de competências digitais em que a procura e escolha consciente da fonte e do seu conteúdo estejam presentes; aperfeiçoar e integrar informação e conteúdo tal como se aplicam os direitos de autor; proteger os dados pessoais, utilizar ferramentas digitais para inovar e manterem-se atualizados em relação à evolução digital.
Para saber mais sobre este mundo da literacia digital convidamos alunos e professores a participar nas nossas Consumer.Talks onde o principal objetivo é ajudar os jovens a serem consumidores mais críticos e inovadores.