Se gosta de fotografar, vai poder participar no curso de introdução à astrofotografia digital promovido pelo Centro Ciência Viva de Tavira.
No dia 20 de Maio, das 14.30 às 18 horas, Pedro Ré vai estar no Centro de Ciência Viva para abordar tópicos como: a instrumentação e detectores electrónicos (câmaras CCD/CMOS); técnicas de aquisição de imagens; técnicas de processamento digital de imagens; imagens do céu profundo e imagens de alta-resolução.
Fotografar o céu é uma ambição natural de muitos entusiastas de fotografia e de astronomia, amantes da natureza e astrónomos amadores.
Equipamento necessário é simples
O equipamento necessário é, por vezes, surpreendentemente simples, uma câmara fotográfica, um tripé e um disparador de cabo são suficientes para obter as primeiras fotografias astronómicas. Acoplar uma câmara digital a um telescópio, constitui geralmente o passo seguinte.
Deste modo é possível obter imagens de objectos do sistema solar sem grande dificuldade. A fotografia de alta resolução e a fotografia de objectos do céu profundo constituem dois domínios relativamente especializados e mais exigentes da fotografia astronómica.
O curso é de inscrição obrigatória e tem um custo de oito euros. Para se inscrever ou obter mais informações pode contactar 281 326 231 ou 924 452 528, enviar e-mail para: [email protected], ou visitar a página www.cvtavira.pt.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)