O WhatsApp é uma das plataformas de comunicação mais usadas em Portugal e em todo o mundo, sendo a escolha preferida para conversas com familiares, amigos e até contactos de trabalho. Com milhares de milhões de mensagens trocadas diariamente, a app da Meta facilita a comunicação, mas o seu funcionamento, baseado no número de telefone, pode também representar um risco para a privacidade dos utilizadores.
A reutilização de números por parte das operadoras de telecomunicações pode transformar contactos inativos em potenciais brechas de segurança. Muitas vezes, acumulamos números antigos na lista de contactos, que acabam esquecidos, mas que podem, eventualmente, ser reaproveitados por outras pessoas. Quando isso acontece, o novo utilizador de um número pode aparecer na nossa lista de contactos com o nome da pessoa que associámos anteriormente a esse número. Esta confusão pode levar ao partilhar inadvertidamente informações pessoais com quem não deveríamos.
Um problema de privacidade e um potencial para fraudes
O risco está no facto de o WhatsApp não distinguir entre o novo utilizador de um número e o contacto antigo. Assim, ao ver um nome familiar associado a um número, poderemos, sem perceber, iniciar uma conversa ou até partilhar informações privadas com quem, na verdade, é um desconhecido. Em alguns casos, essa situação pode até ser aproveitada por burlões que se fazem passar por contactos próximos.
A plataforma do WhatsApp está desenhada para identificar contactos exclusivamente pelo número de telefone. Logo, cabe ao utilizador garantir que a sua lista de contactos está atualizada e que não mantém números de pessoas com quem já não comunica. Esta precaução é especialmente importante numa época em que as fraudes digitais se multiplicam e os burlões utilizam técnicas cada vez mais sofisticadas.
Como atualizar a lista de contactos e evitar fraudes
A solução, como explica o Executive Digest, para minimizar o risco é simples, mas eficaz: faça uma revisão regular da sua lista de contactos. Para eliminar contactos antigos, basta abrir a conversa no WhatsApp, tocar no nome do contacto, aceder às opções e selecionar “Eliminar contacto”. Este gesto, fácil e rápido, pode evitar constrangimentos e proteger a sua privacidade.
Além disso, ao apagar números com os quais já não tem ligação, estará a garantir que as suas interações na plataforma ficam mais seguras e que evita possíveis enganos que podem levar à partilha acidental de informações.
Num contexto em que os cibercriminosos aproveitam cada oportunidade para enganar os utilizadores, práticas simples como esta ajudam a manter a segurança das nossas comunicações. Afinal, a prevenção é o primeiro passo para uma presença digital segura e consciente, especialmente em aplicações que utilizamos no nosso dia a dia.
Leia também: Existem novidades nas portagens portuguesas e não é só nos preços