No passado sábado comemorou-se o Dia Internacional do Livro Infantil e um grupo de 20 crianças entre os 7 e os 11 anos participou numa noite diferente na Biblioteca Municipal José Mariano Gago em Olhão. À hora marcada e envergando pijama, as crianças compareceram com entusiasmo e alguma ansiedade à mistura.
Depois de formalizados alguns procedimentos, e acompanhadas pelas técnicas de serviço, as crianças iniciaram uma visita pelo espaço da biblioteca com uma lanterna na mão. Já dentro da Sala do Conto, puderam assistir à dramatização da história tradicional “O Rato do Campo e o Rato da Cidade”, de Esopo, pelas voluntárias Mariana Brito e Catarina Arrais.
De seguida, foi a vez de participarem no jogo de cartas Arca dos Contos, através do qual construíram quatro histórias, que a seguir dramatizaram perante o grupo e com acesso a guarda-roupa para o efeito.
A noite já ia longa e pedia uma pausa para a ceia, pelo que todos se reuniram no sector infantil para comer e conviver com os colegas. Com muitos risos à mistura, houve até tempo para contar algumas adivinhas.
Mas a noite ainda estava longe de terminar, pois de seguida todos desceram ao Espaço Polivalente da Biblioteca, onde puderam assistir, entre mantas e almofadas, ao teatro de sombras chinesas “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago. Por fim, também puderam assistir a um pequeno filme com o mesmo título e realizar uma actividade de expressão plástica, onde cada um decorou uma pétala para preencher a maior flor da noite.
De salientar que esta foi uma actividade conjunta da Rede de Bibliotecas do Algarve, em parceria com a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (APBAD), no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil.