O primeiro Plano de Acção Regional de Juventude vai ser apresentado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve no próximo dia 11, sexta-feira.
A apresentação que decorre a partir das 14.30 horas, na sede da instituição em Faro, contará com a presença do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Wengorovius Meneses.
Recorde-se que o Algarve é, de acordo com a CCDR, a única região que está a desenvolver um plano de acção pensado em exclusivo para a juventude no quadro dos fundos e acções nacionais e comunitários integrados na estratégia 2020, sendo esta uma postura inovadora a nível nacional.
Já no panorama europeu o Algarve é inovador nesta matéria por ter auscultado na definição da estratégia para este plano de acção “mais de 90 entidades e organizações regionais”, refere a entidade responsável pela gestão CRESC Algarve 2020.
Denominada ‘Algarve 2020: Um Contrato Jovem’ esta estratégia regional “tem vindo a ser traçada, desde o início de 2015, em diálogo com os jovens, através de uma série de encontros e momentos de trabalho realizados em vários pontos da região”, daqui resultando o documento final que “apresenta propostas de acção específicas, a implementar até 2020, em diferentes domínios da juventude”.
A CCDR promete assim “um conjunto de medidas com vista a responder aos desafios e obstáculos sentidos pelos jovens da região, enquadrados num plano que resulta de um extenso processo de consultas realizado à juventude e da colaboração entre os diferentes municípios, entidades, organizações e individualidades da região no âmbito dos projectos ‘Algarve 2020: Uma Proposta Jovem (2012/13)’ e ‘Algarve 2020: Um Contrato Jovem (2015/16)’”.