A nova Creche de Budens abriu portas ontem, segunda-feira. Este equipamento, o único no concelho que se destina ao apoio à primeira infância, tem capacidade para 66 crianças.
A recepção de boas-vindas e a visita a este espaço escolar por parte dos pais decorreu na passada sexta-feira. Para recebê-los estava o autarca Adelino Soares, a vereadora da Educação, Rute Silva, a presidente da Comissão Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo, Maria do Carmo Silva, e a respectiva equipa de profissionais que vai acompanhar as crianças.
O edifício é constituído por seis salas de actividades, das quais duas destinam-se a crianças de um a dois anos, duas para crianças com dois a três anos e duas salas de berçário.
O uso e gestão da creche construída na Rua Eiras de Cima, em Budens, é da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo como estipulado no protocolo assinado pela câmara local e a referida instituição em 2010.
Apesar do documento ter sido outorgado em 2010, só agora é possível proceder à abertura da Creche, uma vez que foi necessário, por um lado, proceder a algumas intervenções para resolver o problema com a falta de acesso e, por outro, obter o licenciamento do edifício por parte do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social.
A abertura deste equipamento “só foi possível após a celebração de acordos de colaboração entre a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo e a Câmara de Vila do Bispo, bem como, entre a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo o Instituto de Segurança Social que permitem o apoio às famílias do concelho de menores rendimentos”, avança a autarquia vilabispense em nota de imprensa.