O presidente da Câmara Municipal de Loulé pediu, esta noite às 00:25, “desculpas pelo erro” publicado anteontem, na sua página de Facebook e no da autarquia.
A correção diz respeito à publicação de um post que informava que “neste momento estamos nos 89,36” casos, quando na realidade o município tinha então um acumulado dos últimos 14 dias de 153 novos casos.
“Caros concidadãos, impõe-se uma correção da informação (…). As minhas desculpas pelo erro e o agradecimento à DGS pública no Algarve que nos ajudou a clarificar o modo de cálculo”, escreve Vítor Aleixo.
O presidente da autarquia aproveita para avisar a população que “estamos [concelho de Loulé] próximos de passarmos a Concelho de Elevado Risco de Contágio, que trará restrições maiores no actual Estado de Emergência”.
“Só cuidado máximo e responsabilidade maior poderão ajudar-nos a combater esta epidemia”, conclui Vítor Aleixo.
O post publicado hoje tem um novo gráfico como os números já atualizados à data de dia 10 de novembro e refere que o ‘palpite’ da autarquia é que “a soma de novos casos, no espaço temporal de 14 dias, prevista para se juntar ao grupo de territórios de risco é de 169 casos” para o concelho de Loulé.
Infelizmente e até ao momento, pelo menos das oito autarquias algarvias que o POSTAL contactou ou que informaram publicamente, nenhuma delas sabe qual é o número exato dos casos acumulados que as podem levar a entra para a ‘lista de concelhos de risco elevado à Covid-19’, e nem sabem qual é o período dos 14 dias que vai contar para o Conselho de Ministros de hoje e muito menos quando entrará em vigor esta segunda nova lista.
O Governo está reavaliar hoje a situação do país, com base nas informações da Direção-Geral da Saúde, e existe a forte possibilidade de aumentar de 121 para 150 o número de concelhos considerados em maior risco.
No Algarve, apenas o concelho de São Brás de Alportel pertence à primeira lista dos 121 municípios, mas o POSTAL apurou que está em discussão, em sede de Conselho de Ministros, a possibilidade de vários concelhos do Algarve passarem a integrarem a nova lista, podendo vir a ser abrangidos até oito concelhos.
RELACIONADO:
Oito concelhos do Algarve em risco de se juntarem à lista ‘confinamento parcial’
Veja aqui a lista dos 121 municípios de “risco elevado de transmissão” Covid-19
Já são 649 as escolas com casos confirmados das quais 49 no Algarve [Ver lista]
Covid-19: Morte de homem de 67 anos em Tavira eleva para três óbitos pela pandemia
Covid-19: Costa afasta passar para as 15:00 início do recolher obrigatório no fim de semana
Covid-19: São Brás de Alportel tem mais três casos positivos