O Município de Tavira anunciou as medidas excecionais e temporárias de prevenção e controlo à pandemia, num momento em que atravessamos mais um estado de emergência e um novo confinamento. A juntar a isto, o concelho algarvio encontra-se em risco extremamente elevado e a sua situação epidemiológica está a preocupar as autoridades de saúde.
“De forma a responder ao aumento do número de novos casos de contágio da doença covid-19, torna-se necessária a adoção de medidas restritivas adicionais com vista a procurar inverter o crescimento acelerado da pandemia e a salvar vidas, assegurando, no entanto, que as cadeias de abastecimento fundamentais de bens e serviços essenciais se mantêm”, explica a autarquia nas redes sociais.
Assim, “importa conciliar as regras agora estabelecidas, com as competências e a manutenção dos serviços essenciais do município, reforçando a adoção de medidas no âmbito do Plano de Contingência”. Deste modo, foi determinado que o atendimento presencial em todos os serviços da Câmara Municipal passe a ser realizado apenas por marcação prévia, devendo-se continuar a privilegiar a prestação dos serviços por recurso aos meios digitais, telefone e CTT.
O Balcão Único vai funcionar, ininterruptamente, entre as 09:00 e as 14:00 horas, devendo o atendimento presencial ser efetuado, mediante marcação, através dos seguintes e-mails: [email protected] e [email protected]. No e-mail deverá constar, obrigatoriamente, a identificação do requerente, a especificação do assunto e o contacto. Já o atendimento presencial, na Divisão de Assuntos Sociais também vai, funcionar mediante marcação prévia, através do número 281 320 534 ou do e-mail [email protected].
Está também previsto “o encerramento ao público de todas as instalações/equipamentos culturais e desportivos municipais, designadamente, Palácio da Galeria, Museu Islâmico, Igrejas, Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, Galeria “André Pilarte”, Arquivo Municipal, o Castelo, Pavilhões e Campos Desportivos, sem prejuízo do acesso dos trabalhadores para efeitos de conservação e segurança”
O horário ao público do cemitério de Tavira será, todos os dias, entre as 09:00 às 13:00, exceto para a realização de funerais. Está definido ainda a fixação de um máximo de 10 presenças na realização de funerais no cemitério de Tavira, como forma de garantir a inexistência de aglomerados de pessoas e o controlo das distâncias de segurança;
“A manutenção da suspensão/adiamento de todos os eventos com organização e/ou apoio da Câmara Municipal, realizados em infraestruturas municipais” é outra das medidas para conter a propagação da covid-19.
Esta ainda prevista “a manutenção da suspensão das atividades promovidas pelo município com recurso ao transporte da autarquia, bem como a cedência de transporte e de espaços públicos para utilização de entidades terceiras”
As presentes medidas entraram hoje em vigor, podendo ser alvo de avaliação e reajustadas às necessidades da situação crítica que se vive, sempre que as condicionantes assim o exijam.
► Comentário de André Ventura sobre Marisa Matias cria movimento “Vermelho em Belém”
► UAlg com número mais elevado de casos covid-19
► MAIS ÓBITOS: Algarve com 10 mortes e 328 casos, Alentejo com 15 óbitos e 577 novos infetados
► Colisão entre pesado e velocípede faz uma vítima mortal em Conceição de Tavira