Vários utentes já tentaram aliciar enfermeiros com dinheiro para terem o carimbo da vacina contra a covid-19 sem que a inoculação tenha sido feita. De acordo com o “Diário de Notícias”, os casos ocorreram num centro de vacinação da área da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT). A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, pede aos profissionais que denunciem estas práticas.
Um dos casos específicos aconteceu na quinta-feira passada (19 de dezembro). Um homem de 72 anos tentou aliciar com 200 euros um enfermeiro para que este carimbasse o documento de vacinação sem administrar a vacina. O enfermeiro recusou o pedido e o homem acabou por abandonar o local, tendo ficado registado na ficha de utente a tentativa de suborno.
Ana Rita Cavaco diz não conhecer nenhum caso destes. “Ainda não mandaram nada aqui para a Ordem. Desde o início da vacinação não recebemos nada desse género”, disse a bastonária. ”O que os enfermeiros devem fazer é enviar a informação para nós, identificando a pessoa, porque eles têm acesso à identificação e podem partilhá-la com a sua ordem profissional. E, a partir daí, nós faremos queixa ao Ministério Público. É o que nós entendemos que deve ser feito”, aconselha.
– Notícia do Expresso, jornal parceiro do POSTAL