Após o teste positivo de Emmanuel Macron ao novo coronavírus, António Costa encontra-se em isolamento profilático preventivo até avaliação do grau de risco por parte das autoridades de saúde. Para já, sabe-se que testou negativo ao teste efetuado.
Emmanuel Macron testou positivo à covid-19 e esteve reunido com António Costa esta quarta-feira, em Paris. Depois do diagnóstico estabelecido pelos testes RT-PCR realizados assim que surgiram os primeiros sintomas, o líder francês ficará em isolamento durante uma semana, mas continuará a trabalhar a partir da sua residência, avança a imprensa local.
Segundo o Le Monde, o presidente do Senado referiu que, provavelmente, se terá tratado de um “caso de contacto” e que o primeiro-ministro francês, Jean Castex, está também em isolamento.
António Costa esteve em Paris reunido com o líder, para preparar a presidência portuguesa da União Europeia. O encontro aconteceu no Palácio do Eliseu.
PRIMEIRO-MINISTRO TESTOU NEGATIVO PARA A COVID-19
“O primeiro-ministro encontra-se em isolamento profilático preventivo até avaliação do grau de risco por parte das autoridades de saúde“, refere uma nota do Gabinete de António Costa, enviada à imprensa.
Depois de realizado o teste, “o primeiro-ministro testou negativo para o covid-19 no teste que efetuou hoje de manhã, já previamente agendado no âmbito da preparação para a deslocação às Forças Nacionais Destacadas (FND) na República Centro-Africana e Mali e visitas oficiais a São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau, previstas para os dias 18 a 20 de dezembro”, refere o gabinete de António Costa.
Para prevenção, será mantido “o isolamento profilático preventivo, aguardando que a autoridade de saúde defina o confinamento resultante do contacto de risco, na sequência da reunião de trabalho presencial que teve ontem com o Presidente francês Emmanuel Macron”.
Tal como o líder francês, “o primeiro-ministro mantém toda a atividade executiva e a agenda de trabalho não presencial, tendo já hoje presidido por videoconferência à reunião sobre o Plano Nacional de Vacinação de combate à covid-19 e estando a presidir, também por videoconferência, à reunião de Conselho de Ministros”, acrescenta-se.
ANTÓNIO COSTA MANIFESTA-SE NO TWITTER
“Em virtude da confirmação do teste positivo do Presidente francês, com quem estive ontem no Palácio do Eliseu, estou em isolamento profilático preventivo até avaliação do grau de risco por parte das autoridades de saúde“, referiu no Twitter.
Pedro Sánchez, presidente espanhol, também estará em quarentena até 24 de dezembro, depois de ter almoçado com Emmanuel Macron esta segunda-feira.
GRAÇA FREITAS INFETADA COM COVID-19
Recentemente, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, testou positivo à doença provocada pela SARS-CoV-2, encontrando-se de quarentena desde 2 de dezembro.
A responsável pela autoridade nacional de Saúde não teve sintomas na altura da infeção. Após esta notícia, a ministra da Saúde realizou o teste, cujo resultado foi negativo. Dentro do Governo em Portugal, o ministro do Planeamento, o secretário de Estado do Planeamento e o ministro do Ensino Superior estiveram infetados.
PORTUGAL COM 87 MORTES
Portugal contabiliza hoje mais 87 mortes relacionadas com a covid-19 e 4.320 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção Geral da Saúde (DGS).
O boletim epidemiológico da DGS revela que estão internadas 3.142 pessoas, menos 39 do que na quarta-feira, das quais 494 em cuidados intensivos, mais oito.
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 5.902 mortes e 362.616 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 69.686, mais 924 em relação a quarta-feira.
RELACIONADO:
Algarve tem mais 73 novos casos e Alentejo 169 com três óbitos
DGS confirma três casos positivos na sede
Graça Freitas infetada com covid-19 e Ministra da Saúde aguarda resultados em casa