As previsões para o tempo não são animadoras para maioria do país, em particular para o mar.
Para o Algarve os alertas emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicam acentuada agitação marítima na costa ocidental com ondas entre 4 a 5 metros de noroeste, entre as zero horas e as 11.59 de amanhã e entre 5 a 6 metros de altura, podendo atingir 9 a 11 metros, entre 12 horas de amanhã e as 23.59 de segunda-feira.
Já para terça-feira entre as zero horas e as 9 da manhã a agitação marítima na costa ocidental algarvia pode contar com ondas entre os 4 e os 5 metros de altura.
O alerta emitido neste momento para o mar na costa algarvia é de nível laranja.
O alerta estende-se também às condições do vento (alerta amarelo) que poderão atingir rajadas da ordem dos 90 quilómetros hora entre as 6 horas de amanhã e as 18 horas de segunda-feira.
Alerta vermelho para o mar na costa a norte de Lisboa
Às 12.22 horas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocava sete distritos sob aviso meteorológico laranja, Lisboa, Leiria, Coimbra Aveiro, Porto Braga e Viana do Castelo e as respectivas costas em alerta vermelho.
O ‘Aviso Laranja’, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado, já o ‘Alerta Vermelho’ indica situação meteorológica de risco extremo.
Nos distritos do Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria poderá ocorrer queda de neve acima dos 600 metros.
O mau tempo que se tem registado nos últimos dias no continente já provocou o corte de estradas, derrocadas e o corte da linha ferroviária da Beira Alta.
O rio Douro não registou cheias esta madrugada, ao contrário do que estava previsto, disse hoje à Lusa a Protecção Civil, indicando também que em Águeda o nível das águas está a baixar.
(com Agência Lusa)