O já tradicional Concerto de Natal de Olhão vai realizar-se no próximo dia 11, pelas 21 horas, este ano pelo Coral Luísa Todi, de Setúbal que, como habitualmente, se realiza na Igreja Matriz da cidade.
O evento, de entrada livre, será uma oportunidade para recordar alguns dos temas tradicionais desta quadra, como Natal de Évora, Natal de Elvas (Mário Sampaio Ribeiro), O Tannenbaum (Ernst Anscthutz), Belle nuit de Judée (Johannes Brahms), ou Alegrem-se os Céus e a Terra (Fernando Lapa).
O Coral Luísa Todi foi fundado em 25 de Outubro de 1961. Tendo-se apresentado ao público, pela primeira vez, em 30 de Julho de 1963, tem desenvolvido, a partir daí, uma intensa e ininterrupta actividade, que o levou já a actuar praticamente em todo o país e no estrangeiro.
O seu repertório é norteado por uma permanente preocupação de qualidade, possuindo, porém, uma grande versatilidade, que lhe permite abranger diversos géneros musicais, do popular ao clássico, de forma a ir ao encontro das diferentes plateias para que actua. Pelo papel que vem desenvolvendo ao longo destas quatro décadas, o Coral Luísa Todi é considerado um ex-libris cultural de Setúbal.
A directora artística é a maestrina Gisela dos Santos Sequeira, nascida em Setúbal em 1975. Completou o curso supletivo de Piano no Conservatório Regional de Setúbal, classe do professor Fernando Serro e a licenciatura em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa onde estudou, entre outros, com António Pinho Vargas, Christopher Bochmann, Sérgio Azevedo e Eurico Carrapatoso. Foi directora pedagógica do Conservatório Regional de Tomar, da Academia de Música de Alcobaça, do Conservatório Regional de Artes do Montijo e do Conservatório de Artes do Coral Luísa Todi, que vamos ter oportunidade de ver e ouvir, agora, em Olhão.