Começou a campanha de comunicação e sensibilização para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11, 12 e 13, da Agenda 2030 nas Nações Unidas
No dia 2 de novembro de 2021 começou a divulgação das “webséries” do projeto ACCIONAD-ODS. Compostas por quatro episódios disponíveis no site oficial do projeto https://www.accionadods.com/webseries, esta campanha nasce graças ao trabalho conjunto de entidades e organizações da Andaluzia, Algarve, Alentejo e Extremadura.
ACCIONAD-ODS é um projeto dinamizado pela Agência Andaluza de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AACID), a Agência Extremenha de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AEXCID), o Fundo Extremenho Local de Cooperação para o Desenvolvimento (FELCODE), a Associação Fundo Andaluz de Municípios para a Sustentabilidade Internacional (FAMSI), o Instituto Marquês de Vale Flor (IMVF) e a Associação In Loco (IN LOCO), com o cofinanciamento do programa INTERREG V Espanha-Portugal (POCTEP) e de muitas entidades locais parceiras, conforme resolução da segunda convocatória do POCTEP 2014 – 2020, cuja missão é construir uma cultura encaminhada para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11, 12 e 13 da Agenda 2030 da ONU nas regiões que são objeto do projeto:
- Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis (ODS11);
- Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis (ODS12);
- Adotar medidas para combater as alterações climáticas e os seus impactos (ODS13),
Estas entidades e organizações transfronteiriças cooperam pondo em ação programas e projetos comuns com carácter inovador para mitigar as ameaças que provocam as mudanças climáticas e promovendo a produção e consumo sustentável no sul da península ibéria.
Ao longo desta campanha de sensibilização, cada um dos vídeos pretende despertar a consciência sobre os problemas globais que mais afetam o sul da península, mostrando alguns dos programas e ações que já estão a ser levadas a cabo. Querem estes vídeos demonstrar igualmente como a cidadania ativa pode contribuir para o cumprimento dos ODS nos locais menos conhecidos do sul da península e como os testemunhos e depoimentos de especialistas, ativistas e cidadãos espanhóis e portugueses sobre a mudança climática podem ser inspiradores e mobilizadores para a opinião pública.
Estes episódios são um meio de consciencialização e de estímulo para que a comunidade se mobilize para a ação.
A necessidade de mitigar a mudança climática, de implementar a produção e consumo responsável e de criar cidades responsáveis é urgente, tal como se comentou na inauguração da COP26.
A parceria do projeto ACCIONAD-ODS está a apoiar as organizações da sociedade civil e as administrações públicas locais para o cumprimento das metas que se pretendem atingir em cada um dos ODS, mas o sul da península depende da unidade de todos para evitar os efeitos dramáticos das alterações climáticas neste território tão vulnerável.
Para acompanhar, difundir e aprender como implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11, 12 e 13 podem consultar nosso site:
https://www.accionadods.com/webseries/
Para mais informação: [email protected]ou 289 840 860
O Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros.
Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 27 Estados Membro da União Europeia.
A Rede Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal. Atua como intermediária entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local com o lema «A Europa na sua região»!