A construtora bracarense dst anunciou recentemente que foi adjudicada para uma obra em Faro, com um valor estimado em 4,8 milhões de euros. Este projeto visa a requalificação completa do edifício e da zona envolvente da antiga escola de saúde da Universidade do Algarve, que passará a acolher a Diretoria Sul de Faro da Polícia Judiciária (PJ) a partir de setembro.
“Atualmente, as instalações da PJ resumem-se a um conjunto de edifícios habitacionais, dentro das muralhas da cidade, cuja funcionalidade já se perdeu há décadas, pelo que ficarão muito em breve mais centralizados, com mais espaço, instalações novas e com melhores condições de trabalho”, explica Bruno Martins, diretor de produção da dst.
A intervenção arquitetónica neste projeto tem como principal objetivo proporcionar as bases para a renovação integral das instalações. Este processo inclui a modernização do sistema de AVAC, instalações elétricas e de telecomunicações. Para a execução destas áreas técnicas, a dst conta com a colaboração da dte, a empresa de instalações especiais do dstgroup.
Além da requalificação interna, a equipa de segurança da dst está a implementar melhorias significativas nos sistemas de prevenção e combate a incêndios, seguindo rigorosamente os princípios e critérios da regulamentação vigente.
Em linha com os princípios de sustentabilidade, a dst solar, uma subsidiária do grupo, vai instalar painéis solares no parque de estacionamento exterior e na cobertura do edifício. Esta iniciativa visa dotar o complexo de autonomia energética, reduzindo assim a sua pegada ambiental e promovendo o uso de energias renováveis.
Esta requalificação terá um impacto positivo na área envolvente, melhorando não apenas as condições de trabalho da Polícia Judiciária, mas também revitalizando uma zona significativa de Faro. A modernização das instalações permitirá à PJ operar de forma mais eficiente e segura, refletindo o compromisso da dst em contribuir para o desenvolvimento urbano e a melhoria das infraestruturas públicas.
Com esta adjudicação, a dst consolida a sua posição no mercado da construção civil em Portugal, demonstrando a capacidade de levar a cabo projetos complexos e de grande envergadura, sempre com uma forte aposta na inovação e sustentabilidade.
Leia também: Há um novo sinal de trânsito em Tavira que pode não conhecer