Viver várias experiências memoráveis num só concelho e em apenas alguns dias, diria até que é um privilégio.
Aconteceu-me há poucos anos, em Portimão: tirei uns dias para mostrar aos meus filhos, então na infância e adolescência, de que fibra é feita a mãe deles: fiz skydive no Aeródromo Municipal de Portimão enquanto me esperavam cá em baixo; guiei carros velozes no Autódromo Internacional do Algarve ante os seus olhos atentos; partilhei com eles a adrenalina das corridas de karts no Kartodromo Internacional do Algarve; levei-os a bordo da Santa Bernarda e tomei-lhe momentaneamente o leme nas mãos enquanto perscrutávamos o horizonte em busca de golfinhos; também andámos em speed boats que nos embalaram até às lindíssimas grutas da costa: experimentámos padel, windsurf e a ilha insuflável junto à marina, tudo num impetuoso fôlego de poucos dias e com o entusiasmo próprio de quem se estreia em certas vivências.
Mas não nos ficámos por aí: partimos num safari de jeep, em off road, e conhecemos as delícias naturais da serra de Monchique, passeámos de Tuk-tuk pelas ruas antigas de Portimão e rolamos ao sabor do vento, de sidecar, na experiência Bike My Side.
Viemos embora de alma cheia, felizes com as conquistas, e mais ricos de experiências. Viemos embora com vontade de voltar depressa e, embora tenhamos demorado a regressar, Portimão não nos defraudou num recente regresso: tudo continua a postos para nos receber, com adrenalina e em segurança, com profissionalismo e naturalidade.
A irrefutável verdade é que, a sul, nenhum outro local tem reunidas em si todas as condições para a prática de desportos e actividades de aventura como Portimão.