As autoridades espanholas iniciaram uma campanha de grande escala para localizar os 10 criminosos mais procurados, tanto a nível nacional como internacional, que possam estar escondidos em território espanhol. Esta lista inclui indivíduos acusados de crimes graves como homicídios, violações, pedofilia e tráfico de drogas. Entre estes, destacam-se dois portugueses, cuja captura é agora uma prioridade para a Polícia Nacional de Espanha.
Alberto Severo de Sousa Madureira
Alberto Severo de Sousa Madureira, de 53 anos, é um dos nomes que figura na lista. Suspeito de ter assassinado Jordi Diáz, com quem mantinha uma relação amorosa, em Sant Sadurní d’Anoia, Barcelona, em março do ano passado, Alberto é descrito pelas autoridades como um “homem de constituição magra, pele branca, cabelos e olhos castanhos” e “um especialista em escapar e passar despercebido”.
De acordo com a Polícia Nacional, Alberto tem um mandado de prisão emitido pelo tribunal de Vilafranca del Penedès desde março de 2023. As autoridades acreditam que ele possa ainda estar escondido em Espanha, embora o seu paradeiro exato seja desconhecido.
O corpo de Jordi Diáz, um farmacêutico, foi encontrado a 2 de março de 2023, por um amigo que, após várias tentativas falhadas de contacto, decidiu ir ao apartamento que Jordi dividia com Alberto. O cadáver apresentava sinais de violência e estava em estado de rigidez cadavérica, com o ar condicionado ligado no máximo para retardar a decomposição e o odor. Os investigadores acreditam que Jordi já estaria morto há pelo menos três dias. Desde então, Alberto tornou-se o principal suspeito do crime e permanece em fuga.
Domingos Manuel Pinto Coelho
Outro português incluído na lista dos mais procurados em Espanha é Domingos Manuel Pinto Coelho, condenado por abusar sexualmente da própria filha. As autoridades espanholas suspeitam que Domingos possa estar escondido em território espanhol, e a sua captura é igualmente prioritária.
Apelo ao Público
A Polícia Nacional de Espanha divulgou recentemente um comunicado onde solicita a colaboração dos cidadãos na busca por estes criminosos, como explica o Notícias ao Minuto. O apelo é claro: qualquer informação que possa levar à localização e captura de Alberto Severo de Sousa Madureira e Domingos Manuel Pinto Coelho é de extrema importância.
Esta campanha de procura intensiva reflete o esforço contínuo das autoridades espanholas para garantir a segurança pública e levar à justiça aqueles que cometeram crimes graves. A colaboração internacional e a ajuda do público são cruciais para o sucesso destas operações. Em situações de grande complexidade como estas, cada informação pode fazer a diferença entre a impunidade e a justiça.
Leia também: Espanhóis elegem vila algarvia um dos destinos costeiros ideais para se reformar com 1.200€/mês