O peixe reina na mesa de muitos portugueses e se o bacalhau graúdo é a eleição de uma grande parte dos cidadãos nacionais, uma outra parte destes prefere a pescada. Este último costumava ser mais barato do que o bacalhau, mas o cenário inverteu-se há duas semanas. É que a pescada viu o seu preço disparar para os 13,53 euros, tornando-se mais cara do que o bacalhau graúdo, cujo preço por quilo ronda os 13,28 euros.
Foi na semana de 4 a 11 de setembro que a pescada sofreu um aumento de 24% no seu preço. Agora, cada quilo deste peixe custa mais 2,59 euros e atingiu os 13,53 euros. O peixe que serve de base a uma multiplicidade de pratos portugueses passou a estar mais caro do que o bacalhau graúdo, cujo valor por quilo ronda os 13,28 euros. Esta informação é avançada pela DECO, a Associação de Defesa do Consumidor.
Conheça algumas receitas que pode fazer com pescada
Apesar do aumento do preço da pescada, a verdade é que este peixe vai continuar a fazer parte da mesa dos portugueses, já que são várias as receitas que pode fazer com recurso à pescada. Entre elas estão receitas mais simples, como é o caso dos mimos de pescada no forno com massa de legumes assados, ou mais complexas, como é o caso da pescada à Gomes de Sá.
Se quiser aventurar-se a experimentar esta última receita partilhada pelo chef Miguel Mesquita, no site da Pescanova, saiba que terá de fazer-se acompanhar de quatro medalhões de pescada, um limão, 500g de batatas pequeninas cozidas, dois ovos cozidos, uma cebola, dois dentes de alho, uma folha de louro, uma colher de chá de paprika, azeite, salsa picada, azeitonas pretas fatiadas, sal e pimenta. De salientar que estes são os ingredientes necessários para confecionar uma travessa para quatro pessoas.
Pode consultar a receita completa, que tem um nível de dificuldade reduzido, no site da Pescanova. O tempo de preparação da mesma varia entre 30 e 60 minutos.
Leia também: Conheça o fruto exótico em que os produtores do Algarve apostam cada vez mais