De norte a sul do país existem vários trilhos e há medida que o tempo passa muitos outros vão sendo inaugurados. É o caso do trilho que foi aberto ao público no passado dia 2 de junho, no distrito de Santarém, e que conta com 18 quilómetros de extensão. O percurso pedestre é de um elevado grau de dificuldade e destaca-se por passar por três rios. São eles o Nabão, o Zêzere e o Tejo.
O início do percurso é feito na zona da vila de Cafuz e segue até à Ponte de Constância, contando com um declive de 1055 metros, e uma duração de cinco a seis horas. O trilho chama-se “No rasto dos Templários” e junta-se agora a um outro trilho que já existia no concelho de Vila Nova da Barquinha, em Santarém, batizado como o Trilho Panorâmico do Tejo. O mais recente percurso pedestre do concelho trata-se de mais uma oferta turística do centro do país.
A NiT cita as declarações do presidente da associação de Limeiras, Guilherme Grácio, à Lusa, onde refere que o percurso pedestre “inclui a passagem por elementos históricos relevantes, como o estaleiro naval”. “Aí foram construídas 60 galeotas que deram início aos descobrimentos portugueses e que integraram a armada que conquistou Ceuta, em 1415”, destaca ainda.
De salientar que o trajeto circular faz a junção entre três rios, traçando a ligação da foz do Nabão com o Zêzere e indo ainda até ao Tejo. O percurso pedestre estreou já a poucos dias de terminar a primavera, contudo, este deve ser percorrido entre a estação que antecede o verão e o outono, uma vez que no inverno alguns troços do trilho podem estar intransitáveis por força da subida do leito do rio, como consequência das descargas da Barragem de Castelo de Bode.
Leia também: Conheça as zonas mais baratas do Algarve para comprar casa