É a norte que está o ponto mais alto de Portugal Continental e é na ilha do Pico, nos Açores, que se encontra o ponto mais alto do país. No entanto, se está pelo Algarve, saiba que existe um miradouro onde também pode testar a sua resistência a alturas. Com 902 metros de altitude, o miradouro da Fóia encontra-se no lugar mais alto do Algarve e, em dias pouco nublados, é possível ver-se ao longe o Cabo de São Vicente e, do outro lado, a Serra da Arrábida.
O miradouro da Fóia encontra-se a cerca de cinco quilómetros de Monchique e é lá que também começa e acaba o Trilho das Cascatas da Serra de Monchique. Ao longo do percurso irá deparar-se com bosques de castanheiros e formações rochosas, para além de três cascatas. São elas a Cascata do Barbelote, Cascata do Chilrão e a Cascata do Penedo do Buraco.
Uma alternativa ao miradouro da Fóia é o miradouro de São Sebastião. Este último está localizado no centro da vila de Monchique, mais precisamente no Parque São Sebastião. Avança o site da Câmara Municipal que a partir deste miradouro é possível avistar toda a área urbana da vila de Monchique, incluindo as torres das igrejas, o antigo convento, as piscinas municipais, o parque urbano e uma grande área envolvente do centro da vila.
Se tiver oportunidade de passear na vila de Monchique, aproveite para visitar o Largo dos Chorões, também conhecido como a “sala de estar de Monchique”. Para além do jardim e das várias culturas e instalações artísticas, ali também existem muitas esplanadas. Em todas elas poderá experimentar os diversos pratos típicos da região, acompanhados pelo vinho da serra e pela tradicional aguardente de medronho.
Leia também: Tem 24 metros de altura e é uma das maiores cascatas do Algarve