Para tirar a carta de condução em Portugal não basta apenas fazer as 28 aulas de código e as 32 de condução. Só terá a tão desejada carta de condução depois de ser aprovado no exame de código e no de condução. Enquanto o primeiro consiste num teste de 30 perguntas de escolha múltipla, onde apenas pode errar três questões, o exame de condução trata-se de uma prova prática, onde tem de conduzir sob a orientação de um instrutor.
No que diz respeito ao exame de código, os erros acontecem sobretudo “no reconhecimento e interpretação da sinalização de trânsito”, assim como “na resolução teórica e aplicação de regras de trânsito”, tal como avança o site Cartrack. A solução para evitar estes erros passa por simular exames de código através de sites especializados, como é o caso do Bom Condutor.
Uma vez aprovado no exame de código, resta-lhe a vertente prática. São vários os fatores que interferem com o desempenho durante a prova, nomeadamente a falta de confiança, a falta de domínio do veículo, falhas a nível de coordenação motora e falhas no processo de tomada de decisão. Também o Cartrack avança que o erro mais comum neste exame é a não cedência de passagem a peões e veículos.
A mesma fonte aconselha a moderar a velocidade na aproximação a locais de conflito, como passagens de peões, cruzamentos (principalmente os de visibilidade reduzida) e rotundas para evitar este erro tão frequente.
Saiba que não poderá ser aprovado neste exame prático se a sua condução colocar em causa a segurança dos ocupantes do veículo ou dos outros utentes da via. Para além disso, se praticar alguma contraordenação grave ou muito grave durante o exame também não será aprovado. O mesmo acontece se deixar o motor parar mais de três vezes.
Leia também: Saiba qual é o novo prazo de validade da carta de condução