Muitas pessoas já se sentiram incomodadas com a prática cada vez mais comum de empresas que, através do telemarketing, tentam vender produtos ou serviços. O volume excessivo de chamadas pode gerar desconforto e uma sensação de impotência entre os utilizadores, uma vez que frequentemente o que é oferecido não é relevante e é recebido repetidamente em momentos inconvenientes. Saiba agora o que deve dizer para evitar estas situações.
É compreensível querer acabar com este tipo de chamadas o mais rápido possível para evitar ser incomodado ou até mesmo para evitar uma potencial fraude telefónica.
Há no entanto uma “frase mágica” que pode ser usada para interromper estas abordagens, conforme relatado pelo jornal espanhol El Economista e citado pelo Executive Digest.
Quando recebemos uma destas chamadas, a tentação é desligar imediatamente ou despachar a chamada rapidamente. No entanto, tal comportamento apenas adia o problema, já que é provável que recebamos a mesma chamada novamente horas ou até mesmo dias depois. A chave da questão está em fazer a seguinte pergunta: “Onde obteve o meu número?”.
A razão prende-se com o facto de, acordo com a lei de proteção de dados, as empresas não podem fazer chamadas aleatórias como costumavam fazer, e são mesmo obrigadas a informar sobre a origem do número e o tratamento dos dados associados.
Em resposta a esta pergunta, quem lhe ligou pode informar que a chamada está relacionada com um contrato ou acordo que foi assinado, no qual está incluída a autorização para chamadas comerciais.
No entanto, se se recusarem a fornecer esta informação, é ilegal e significa que a chamada foi feita aleatoriamente. Nestes casos, ao usar essa “frase mágica”, é provável que desliguem a chamada e não o voltem a contactar novamente.
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