O Algarve volta na passagem de ano para 2018 a ser um verdadeiro must no que toca a destinos para fazer a contagem decrescente até à meia-noite do próximo dia 31.
Ao ar-livre ou dentro de portas, entre o luxo dos hotéis ou as passagens de ano de rua promovidas pelos municípios da região, de barlavento a sotavento, no interior e no litoral, a geografia deste réveillon tem no sul um verdadeiro ponto cardeal.
O POSTAL traz-lhe as rotas da passagem de ano num conjunto de propostas que se assumem como apenas alguns exemplos da miríade de ofertas que a região tem para que a entrada em 2018 se faça em pleno, depois de uma despedida de 2017 feita a rigor.
Pegue na agenda e anote que a festa, essa está garantida.
Monchique
A vila mais alta do Algarve apresenta na noite da passagem de ano, quando forem 21 horas, o espectáculo de novo circo Klaxon, em que acrobacia, luz e música se cruzam numa performance espantosa a cargo da companha internacional Akoreacro.
Depois de passar pelo Heliporto Municipal de Monchique e assistir a este espectáculo pode sempre aproveitar o muito que o centro da vila tem para oferecer numa extensa programação natalícia e de Ano Novo e que só termina com o Concerto de Ano Novo pela Filarmónica de Silves a 6 de Janeiro.
Certo é que vai poder ver o raiar do primeiro dia do ano do ponto mais alto do Algarve, a Fóia. Imperdível.
Lagos
Por terras do infante e na praça com o mesmo nome são os D.A.M.A. que vão aquecer a noite de 31 até à hora de virar a página do último dia de calendário.
O concerto tem início às 22.30 horas e antecipa o espectáculo piromusical que vai fazer todos pregarem os olhos no céu quando forem 24 horas. Já com a entrada em 2018 feita com o desejado pé direito são os Meninos da Vadiagem quem assume os comandos da festa, ditando o ritmo da entrada no novo ano a partir da cabine de som.
A actuação dos djs prolonga-se até às 1.15 horas.
Depois, Lagos tem muito para fazer no que toca a divertir-se noite dentro com os da cidade a fazerem jus à tradição de que esta não é uma noite para dormir.
Portimão
Entre as fozes do Arade e da Ria de Alvor os céus de Portimão iluminam-se quando os relógios indicarem meia-noite a 31 de Dezembro com os espectaculares fogos-de-artifício lançados ao firmamento a partir da Praia da Rocha e das zonas ribeirinhas de Portimão e Alvor.
A noite de Ano Novo tem início pelas 21 horas com Edna Pimenta aos comandos da travessia para 2018.
A festa prolonga-se até às 3 horas da madrugada por entre os ritmos brasileiros que prometem aquecer as zonas ribeirinhas.
Na noite anterior ao fim-de-ano convém não esquecer que a zona ribeirinha de Portimão, junto à antiga lota, acolhe o espectáculo dos portugueses The Gift, pelas 22 horas, uma oportunidade a não perder para ouvir a inconfundível voz de Sónia Tavares.
Faro
A partir das 23 horas o último dia do ano em Faro faz-se ao som de Tiago Bettencourt, numa festa que se estende madrugada fora no Jardim Manuel Bívar, em pleno centro da capital do distrito.
Uma vez mais o jardim junto à Doca da cidade de Faro promete encher-se de milhares de pessoas e o fogo-de-artifício dos dois últimos anos é razão mais do que suficiente para acreditar que a enchente se repetirá na passagem de 2017 para 2018.
O trabalho de dar música à noite depois da actuação de Tiago Bettencourt cabe ao dj Sunlize numa festa a entrar madrugada fora.
Entretanto, na véspera da noite de Ano Novo a Câmara de Faro traz à cidade as actuações de Mopho e dj Ride como ‘tiro de partida’ para dois dias de animação sem fim.
Faro conta com dezenas de espaços de diversão nocturna que podem ser a escolha daqueles que desejarem continuar a animação.
Albufeira
A Praia dos Pescadores volta a ser palco de uma das passagens de ano mais procuradas do Algarve. Albufeira preparou uma programação de cinco dias onde destaca os artistas nacionais através da presença de grandes nomes da música portuguesa. Agir sobe ao palco para apresentar o terceiro disco e à meia-noite o fogo de artifício ilumina o céu e artistas circenses prometem surpreender com performances e números de grande impacto visual numa Star Parade, na Avenida Sá Carneiro.
Os Xutos & Pontapés dão as boas-vindas a 2018 ao ritmo do rock & roll português a que nos têm habituado ao longo de mais de 35 anos de carreira. Tim, Kalu, João Cabeleira e Gui sobem pela segunda vez ao palco da Praia dos Pescadores, desta vez sem Zé Pedro, mas prometem emocionar e proporcionar um espectáculo único com todos os temas que já se tornaram hinos nacionais.
As celebrações começam a 29 de Dezembro com o Paderne Medieval e o Solrir, uma parada de humoristas com Eduardo Madeira, Fernando Rocha, Nilton e Herman José como cabeças-de-cartaz.