Agosto é o mês ideal para ir à praia, e todos que aproveitam este ambiente sentem os benefícios para a mente e o corpo. Nesse sentido, as praias portuguesas são uma excelente opção para unir lazer e saúde, especialmente aquelas com altos níveis de iodo, um micronutriente essencial encontrado na água do mar. Em particular, duas praias do Algarve destacam-se nesse aspeto. A inalação da brisa marítima em praias com altos níveis de iodo pode ser muito benéfica para a saúde, facilitando a absorção deste nutriente. Saiba agora mais sobre este tema com a colaboração do Ekonomista.
O iodo, presente em alimentos como peixe, algas, leguminosas e lacticínios, é vital para o funcionamento da tiróide. A inalação da brisa marítima nas praias com elevados índices de iodo contribui para a absorção deste nutriente e, por isso, pode ser muito vantajosa para a saúde.
Respirar profundamente a brisa do mar enquanto se está na areia quente pode ser extremamente benéfico. O iodo, necessário para a síntese de hormonas tiroideias, é muitas vezes deficiente na dieta de cerca de 13% da população mundial.
Estas são as praias algarvias com os maiores níveis de iodo, de acordo com o Ekonomista:
Vale Figueiras (Aljezur)
Segundo a mesma fonte, “poisada sobre a Costa Vicentina, a praia de Vale de Figueiras é um local de difícil acesso que em tudo vale a pena o esforço.Depois de percorrer um troço de cinco quilómetros em alcatrão e terra batida, irá encontrar uma paisagem intocada e selvagem, onde poderá relaxar e absorver iodo e, claro, muita Vitamina D.”
Fuzeta (Olhão)
“É já extensa a lista de praias lusitanas ricas em iodo – e ainda bem. Descemos agora até ao Sul, com a sugestão de uma visita a uma das mais protegidas praias do litoral Algarvio – a Praia da Fuseta –, que se encontra na ilha da Armona, entre a Ria Formosa e o oceano. A ligação entre a praia e a aldeia é feita por barco, no serpentear de canais ladeados por bancos de vasa e sapal. Com águas tranquilas e cristalinas, é o sítio ideal para repousar corpo e ideias quando no sul do país”, refere o Ekonomista.
Já as outras praias nacionais com os maiores níveis de iodo são:
- Moledo (Caminha); Apúlia (Esposende);
- Apúlia (Esposende);
- Lavadores (Vila Nova de Gaia);
- Aguda (Vila Nova de Gaia);
- Ericeira (Mafra);
- Magoito (Sintra);
- Parede (Cascais).
Leia também: Longe da confusão, há uma praia do Algarve que está deserta até no verão