Preservar um dos locais mais icónicos e visitados do Algarve é a principal motivação por detrás das novas restrições. O Turismo do Algarve publicou recentemente um conjunto de novas regras para o acesso às Grutas de Benagil, em Lagoa, que entram em vigor a partir de agosto.
A partir do dia 13 de agosto, será proibido desembarcar ou visitar a nado o famoso algar. Estas novas medidas visam proteger este local turístico, que é um verdadeiro postal ilustrado do Algarve. As regras foram publicadas a 30 de julho e entrarão em vigor “dez dias úteis após a sua publicação”.
De acordo com as novas diretrizes, será interdito o desembarque e a utilização do areal no interior do Algar de Benagil por particulares e empresas, assim como o aluguer de caiaques sem a presença de um guia, e o acesso a nado ou com qualquer meio auxiliar de flutuação.
Adicionalmente, haverá limitações no número de embarcações e caiaques permitidos no local, bem como na duração das visitas. Será também introduzido um rácio de um caiaque guia por cada seis caiaques com visitantes, para assegurar a gestão adequada dos passeios na área.
Estas medidas têm como objetivo organizar as visitas às grutas e a navegação das empresas marítimo-turísticas na zona de Lagoa. O Turismo do Algarve comunicou estas novas regras através das redes sociais, destacando a importância de proteger o local.
O regulamento sublinha a necessidade de responder ao intenso tráfego marítimo na área, às questões de segurança decorrentes da inserção numa faixa de risco de derrocada, e à necessidade de desenvolver uma atividade que respeite os objetivos de conservação ambiental do recém-criado Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado (PNMRA-PV), onde se situam as Grutas de Benagil.
O documento que regulamenta as restrições refere ainda o “aumento exponencial de atividades turísticas, de recreio náutico e balneares junto à costa”, e estabelece as condições de navegação na área compreendida entre a praia do Vale do Lapa e a praia de Albandeira, incluindo o espelho de água contíguo.
As novas regras aplicam-se “ao acesso, por via marítima e através das praias balneares e não balneares, ao público em geral, a operadores marítimo-turísticos, a embarcações de recreio e à navegação em geral, que se aproxime a menos de 500 metros de costa na área das grutas de Benagil”.
Quem desrespeitar estas novas regras estará sujeito a coimas que variam entre os €300 e os €216 000. Para mais detalhes sobre o edital que define as novas regras de acesso às Grutas de Benagil, consulte a publicação oficial.
Leia também: Esta praia do Algarve foi descoberta por um náufrago