Na hora de comprar um carro novo há uma questão que pesa sempre: os anos de garantia. Todos os carros novos são obrigados por lei a ter três anos de garantia de fábrica, isto é, têm uma proteção oferecida pelo fabricante do carro. No entanto, cabe a cada fabricante decidir se quer ou não oferecer mais anos de garantia. Há marcas de automóveis em Portugal que chegam a oferecer uma década de proteção aos seus clientes.
Importa salientar ainda que a garantia dos automóveis cobre normalmente problemas com a correia de distribuição, a caixa de velocidades ou até com o radiador, assim como qualquer anomalia relacionada com componentes, como alternadores, baterias, sistemas de ignição e até alguns elementos dos sistemas de infoentretenimento.
Geralmente, esta proteção do fabricante também cobre problemas com amortecedores, molas ou componentes do sistema de travagem, desde que não se trate de componentes de desgaste.
Quanto ao número de anos de garantia, três são obrigatórios, mas há marcas em Portugal que estendem a proteção aos seus clientes. Por exemplo, a Toyota oferece garantia até 10 anos e um máximo de 180.000 quilómetros. O Notícias ao Minuto acrescenta que o cliente tem de ir anualmente ou a cada 15.000 quilómetros a uma oficina da marca e a proteção é renovada até ao limite referido.
Por sua vez, a Peugeot oferece até oito anos de garantia e/ou um limite de 160.000 quilómetros, enquanto Kia, Renault e Dacia oferecem sete anos de proteção e/ou 150.000 quilómetros. A Hyundai destaca-se por ser a única marca no nosso país a oferecer sete anos de garantia, sem limite de quilómetros.
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