Todos os anos, o famoso guia gastronómico, TasteAtlas, apresenta a lista com os melhores e os piores pratos de Portugal. Uma vez que a lista é o resultado das avaliações de visitantes nas redes sociais e no site da TasteAtlas, é através da mesma que ficamos a saber quais são os pratos preferidos e os mais odiados por parte daqueles que visitam o nosso país.
Já não é uma novidade quando o TasteAtlas informa que o Pastel de Nata é a iguaria portuguesa preferida dos visitantes, já que este é um dos principais cartões de visita do nosso país. No entanto, o que mais surpreende os portugueses são os pratos considerados os mais odiados. Este ano, o Maranho da Sertã, um enchido feito à base da carne de cabra e de de ovelha, foi considerado o pior prato da gastronomia portuguesa.
Também entre as piores propostas estão o Bacalhau com Todos, assim como o Bolo-Rei, não esquecendo o famoso Queijo de Figo, do Algarve. O doce tradicional algarvio alcançou apenas 3,2 estrelas, em cinco possíveis, sendo, por isso, a oitava pior iguaria portuguesa. De salientar que o Queijo de Figo é um doce preparado com figos secos e amêndoas.
Tradicionalmente, figos e amêndoas fatiados eram colocados em uma forma e regados com conhaque. A combinação seria então prensada e armazenada até que os ingredientes fossem combinados num bolo firme.
Note que, no lado oposto da tabela, isto é, a proposta portuguesa preferida, é o Pastel de Nata, seguindo-se as famosas Ameijoas à Bulhão Pato. A encerrar o pódio ficou a espetada tradicional da Madeira.
Leia também: O calendário do advento mais original está no Lidl e custa apenas 12€