Todos os dias, centenas de portugueses procuram comprar um automóvel novo, a um preço que seja acessível. Comprar um carro barato é cada vez mais difícil e, mesmo os usados, também podem sair caro. No entanto, existe uma outra forma legal de adquirir veículos que podem custar até menos 40%, face ao preço a que se encontram no mercado. De qualquer forma, há algumas questões que não pode deixar de fazer ao adquirir um veículo com recurso a este método.
Avança o StandVirtual que “os carros penhorados têm tudo para ser um bom negócio: são propostos por um preço muito abaixo do mercado e é possível fazer uma verificação minuciosa antes de avançar com uma proposta”. Pode chegar a conseguir comprar um veículo por menos 40%, em relação ao preço de mercado. Ainda assim, há que ter em conta que é preciso pagar o carro quase de imediato, para além de não beneficiar de garantia do vendedor.
Para saber se o carro dos seus sonhos pode ser comprado por um preço bem mais reduzido, basta consultar os bens apreendidos pela Autoridade Tributária e Aduaneira, entre os quais se encontram automóveis. Para comprar um carro apreendido terá de cumprir dois requisitos. Um deles passa por ter a sua situação fiscal regularizada, enquanto o outro requisito exige que não tenha qualquer dívida pendente.
Uma vez encontrado o carro que pretende comprar, segue-se a apresentação de uma proposta de compra. Tanto pode optar pela modalidade da carta fechada, como pela negociação particular ou até pelo leilão eletrónico. Esta última modalidade é a mais comum e distingue-se pela sua transparência.
A licitação é feita online, na área pessoal da página da Autoridade Tributária. Nesta modalidade, o valor da licitação é conhecido por todos. Existe um prazo de início e fim do leilão, pelo que as propostas têm de respeitar o prazo limite. Para além disso, as licitações têm de ter valor igual ou superior ao valor base fixado para cada um dos bens. Fica com o carro aquele que fizer a oferta de valor mais elevado. Quando se deslocar para ver o veículo, leve consigo um especialista em mecânica e faça todas as perguntas de que se lembrar, no que diz respeito a questões de manutenção.
Leia também: Este é o fruto exótico em que os produtores do Algarve apostam cada vez mais