À medida que o ano se aproxima do fim, os portugueses começam a ficar despertos para o facto de alguns preços aumentarem no início do ano seguinte. Falamos, por exemplo, do encarecimento dos alimentos, assim como do aumento na fatura da água ou até do gás. No entanto, o ano de 2025 promete-lhe uma surpresa, uma vez que já é oficial que a EDP vai reduzir a componente do preço da eletricidade em 6%, em média, para clientes residenciais, a partir de 1 de janeiro.
No início de cada ano costuma-se dizer, “Ano Novo, Vida Nova”, e a verdade é que a EDP vai fazer uma grande mudança já no primeiro dia de 2025. É que os clientes residenciais vão ver o preço da luz descer cerca de 6%. A razão para esta baixa de preços está relacionada com a melhoria das condições dos mercados.
“Devido às condições mais favoráveis dos preços da eletricidade nos mercados de energia, a EDP Comercial vai voltar a reduzir a componente de preço da eletricidade para os clientes residenciais, denominada ‘Energia e Estrutura Comercial’, informou a elétrica, em comunicado.
Em declarações à Lusa, a EDP salientou que mantém “reduções consecutivas do preço de eletricidade há 24 meses”, depois de ter baixado aquela componente da fatura da eletricidade em 15% em janeiro de 2023, 21% em julho de 2023, 21% em janeiro deste ano e 10% em junho.
Quer isto dizer que apenas os clientes EDP vão ter acesso a esta redução de 6% na fatura da luz, no ano que está prestes a chegar.
Leia também: Este icónico hotel no Algarve está fechado e não é por falência