A catedral de Faro é um dos principais símbolos do Algarve e é um monumento de visita obrigatória. Apesar de ter sido construída em 1251, naquele lugar já se ergueu um templo romano, uma igreja visigótica e uma mesquita. No terramoto de 1755, o monumento sofreu vários danos e a catedral foi reconstruída misturando os estilos renascentista e barroco. Nos dias de hoje, quando se fala em catedral no Algarve a primeira que vem à cabeça de muitos é a de Faro, mas há uma outra na região, cuja estética foi inspirada na do Mosteiro da Batalha.
Trata-se da Sé Catedral de Silves e foi erguida após a primeira conquista da cidade aos árabes. É um templo de estilo gótico e a sua arquitetura foi inspirada na do Mosteiro da Batalha, um monumento português que é Património Mundial da Humanidade desde 1983. De acordo com o site Visit Portugal, o principal destaque da Sé de Silves vai para a entrada da igreja, que é feita por um portal lateral do lado Sul, em estilo rococó, construído em finais do século XVIII, que é conhecido por Porta do Sol.
Uma vez em Silves, aproveite também para explorar alguns outros pontos da cidade medieval, nomeadamente o castelo. Este é considerado o mais belo exemplo da arquitetura militar islâmica de Portugal. Do topo das suas muralhas é possível observar toda a cidade, assim como os campos cobertos de laranjeiras.
Por outro lado, na zona baixa da cidade pode apreciar o Rio Arade, que nasce na Serra do Caldeirão e desagua em Portimão, junto à Praia da Rocha. Este é o segundo maior rio do Algarve, sendo apenas superado pelo Guadiana, e teve um importante papel durante a expulsão dos árabes da região, já que foi através do Arade que uma frota de cruzados que rumava a Jerusalém se juntou à armada portuguesa para ajudar na reconquista de Silves.
Leia também: Há duas praias do Algarve que estão entre as mais perigosas de Portugal