Monte Gordo é sinónimo de praia e foi a primeira zona balnear do Algarve, que nos dias de hoje divide o seu protagonismo com Albufeira, Portimão e Lagos. Nos anos 60 do século XX, os primeiros turistas chegavam a Monte Gordo para fazer férias na praia e foi a inauguração do Aeroporto de Faro, em 1965, que contribuiu para que o Algarve se abrisse ainda mais ao turismo internacional.
No entanto, dois anos antes, em 1963, uma famosa atriz de Hollywood já colocava Monte Gordo nas bocas do mundo ao ser multada por usar biquíni na praia algarvia. Diz-se que a criação do biquíni teve origem no racionamento de tecidos e no baixo poder de compra das mulheres, durante a II Guerra Mundial.
Não foi certamente por uma questão económica que a atriz de Hollywood, Ingrid Bergman, levou biquíni para a Praia de Monte Gordo, contudo, esta não sabia que Portugal vivia uma ditadura, onde o uso de biquíni consistia num atentado ao pudor. Com 48 anos na altura, a atriz sueca estava hospedada no famoso Hotel Vasco da Gama, situado perto da praia onde foi multada por causa da forma como se vestia.
Avança o Barlavento que, no dia em que a atriz de “Casablanca” saiu do hotel de cinco estrelas, onde se encontrava hospedada, rumo à Praia de Monte Gordo, em biquíni, pescadores e veraneantes ficaram surpreendidos.
A mesma reação terá tido o polícia que ali se encontrava e que, no seu caderno de multas, escreveu a palavra “indecência”, conduzindo posteriormente a atriz até ao famoso hotel, onde lhe explicaram que havia sido multada por usar biquíni em público.
O valor da multa foi inferior ao preço de um bilhete de cinema, no entanto, a atriz ficou em choque com o atraso de mentalidades e com a falta de liberdade que se vivia à época em Portugal.
Leia também: Conheça a cidade algarvia que se tornou moda entre os espanhóis