A Universidade do Algarve realiza nos dias 5 e 6 de Maio o “Congresso Internacional sobre Interdisciplinaridade em Ciências Sociais e Humanas” e a organização espera a presença de cerca de 200 participantes, bem como mais de duas centenas de comunicações.
A iniciativa é do Centro de Investigação sobre Espaços e Organizações, sediado na Universidade do Algarve, que integra várias dezenas de investigadores de diversas universidades portuguesas e estrangeiras. O Centro é presidido por Saul de Jesus, tem o seu foco geral nas Ciências Sociais e comporta investigações realizadas no âmbito de diversas áreas científicas específicas, como a Economia, a Gestão, a Sociologia, a Psicologia, a Educação, o Turismo, o Desporto, a Saúde, a Geografia e a Arquitectura.
O congresso tem o objectivo de criar oportunidades para o desenvolvimento de interacções entre os investigadores de diversos domínios científicos das ciências sociais e humanas, e permitir complementaridades no desenvolvimento de projectos de investigação em conjunto.
A organização considera que a interdisciplinaridade é cada vez mais importante para o desenvolvimento da ciência e para encontrar resposta para os problemas que a própria investiga.