O Arquivo Municipal de Loulé recebe no próximo dia 21, pelas 15 horas, mais uma conferência sobre o seu acervo, no âmbito da rubrica “O Documento que se segue”. Desta vez, António de Abreu Xavier irá abordar o tema “Os Livros de Registo de Passaportes do Arquivo Municipal de Loulé: análise histórica do movimento migratório (1833-1835)”.
Todo o arquivo preserva documentação que é testemunha das memórias da administração pública e da colectividade.
“No caso da série documental Registo de Passaportes (1833-1835), pertencente à secção ‘Emigração’ do fundo da Câmara de Loulé, vamos descobrir como a função político-administrativa de controlo de deslocação dos indivíduos legou para os estudos científicos elementos para a compreensão tanto da identidade comunitária local e regional, como do papel de Loulé no processo estrutural maior que representa a emigração portuguesa. O espólio motiva-nos a análise das características físicas e das condições socioeconómicas individuais e familiares, da sinergia entre espaço e motivações de viagens, para expor perante a comunidade actual a referência que representa o Arquivo Municipal de Loulé no seu dever de instituição de recolha, preservação e valorização do património histórico e cultural”, explica a autarquia louletana em nota de imprensa.
Licenciado em História (2002), António de Abreu Xavier é doutor em História pela Universidade Central de Venezuela (2006) e Universidade de Évora (2014); magister em Técnicas, Património e Territórios da indústria (Mestrado TPTI Erasmus Mundus) pelo Consórcio das Universidades Paris Pantheon – La Sorbonne, Évora e Pádua (2009). Até 2006, foi professor de História de Venezuela e História de América Latina na Escola de Comunicação Social, Faculdade de Humanidades e Educação, Universidade Central de Venezuela.
Em 12 anos de vida académica profissional, é autor de 4 livros, 3 artigos em livros, 12 artigos em revistas arbitradas e indexadas, 16 conferências em congressos. Tem participado em nove projectos colectivos, comités editoriais, programas académicos e comunitários e numa coluna de opinião num semanário. Actualmente é investigador integrado do CIDEHUS – Universidade de Évora.