Os automobilistas que circulam na Avenida Calouste Gulbenkian em Faro já estão a dar, na grande maioria dos casos, cumprimento ao limite de velocidade de 50 quilómetros / hora que será imposto naquela artéria da cidade através de semáforos de controlo de velocidade.
Apesar da semaforização ainda não estar a funcionar, nem os detectores de velocidade, a simples existência das placas de limitação de velocidade já está a surtir efeito e o abrandamento da velocidade de circulação é notório, como o POSTAL constatou no local.
Recorde-se que a velocidade de 50 quilómetros / hora já era obrigatória, uma vez que, a avenida está dentro do limite urbano, mas salvo honrosas excepções não era cumprida.
Entretanto os trabalhos de colocação de semáforos e da rede eléctrica já estão concluídos e “em breve” os detectores de velocidade entrarão em funcionamento passando a existir três zonas de controlo de velocidade.
Como funciona a detecção de velocidade
A velocidade dos carros será detectada através de um sistema de emissão (sinal) / reflexão / detecção (eco do sinal) de micro-ondas. O funcionamento do radar baseia-se no efeito doppler com emissão de um sinal com uma determinada frequência que depois de reflectido pelo carro que se move a uma certa velocidade, regressa com uma diferença de frequência directamente relacionada com a velocidade do veículo. A comparação entre a frequência do sinal enviado e do recebido permite calcular a velocidade do objecto.
O POSTAL sabe que está em análise pela autarquia a definição de uma faixa destinada em exclusivo à circulação de veículos de emergência junto dos conjuntos semafóricos de controlo de velocidade.
A proximidade do hospital de Faro e a constante circulação de ambulâncias, em particular no sentido rotunda da cadeia / rotunda do hospital poderá implicar a adopção de uma faixa para veículos de emergência com as dimensões mínimas legais, o que permitirá em caso de necessidade que um simples acomodamento do tráfego em espera – se o sinal limitador de velocidade estiver vermelho – deixe passar o veículo em marcha de urgência.
Descida junto à Estrada da Senhora da Saúde em permanente travagem
Uma vez terminadas as obras a limitação da velocidade automóvel a 50 quilómetros / hora será a regra naquele que é o mais importante eixo rodoviário da cidade, uma imposição que tornará o atravessamento da via mais fácil para peões, mas que implicará aos condutores fazer a descida em direcção à rotunda da cadeia, junto à Estrada da Senhora da Saúde, em permanente travagem já que a inclinação por si só faz os carros ultrapassarem a velocidade limite.
A Avenida Calouste Gulbenkian passará a contar com três sistemas semafóricos de controlo de velocidade ao longo dos seus 1,5 quilómetros de extensão, designadamente nas zonas de entroncamento com a Estrada da Senhora da Saúde, Avenida Heróis da Pátria e Hospital de Faro.
A autarquia vai colocar três passadeiras nestas zonas do trajecto, uma vez que, a avenida apenas tem neste momento atravessamento para peões em passadeiras na zona da rotunda da cadeia, do cruzamento com a Estrada de São Brás e na rotunda do hospital.
A obra terá um encargo de cerca de 54 mil euros e é o resultado natural da necessidade de dar a esta via, depois da Variante Norte ter retirado da mesma o tráfego de atravessamento da EN 125, um perfil mais urbano e pois menos apostado na velocidade do tráfego e mais na segurança dos peões.