A cerimónia de entrega simbólica dos prémios do Concurso Decoração de Árvores de Natal Baixa de Faro realizou-se ontem, segunda-feira, na câmara da capital algarvia.
Tratou-se de um desafio que a autarquia lançou às escolas do concelho, pelo segundo ano consecutivo, e que culminou com a distinção dos melhores trabalhos.
Os primeiros lugares foram atribuídos aos seguintes estabelecimentos: Casa de Santa Isabel, na categoria Pré-Escolar; EB1 S. Luís, na categoria 1.º Ciclo (turmas 3.ºA 3.º B) e Colégio do Alto, na categoria 2.º Ciclo (5.º e 6.ºano).
Os segundos prémios foram entregues à Bela Infância, do Pré-Escolar; à EB1 S. Luís do 1.º Ciclo (Turmas 2.º A e 3.º E) e à EB 2,3 Santo António do Alto do 2.º Ciclo (turma 6.ºE).
Os terceiros lugares foram arrecadados pelo Jardim Escola João de Deus (Pré-Escolar); pelo Colégio do Alto (1.º Ciclo- 3.º ano) e pela EB2,3 Santo António do Alto (2.º Ciclo- 5.ºA e 6.º G).
Todas estas turmas foram contempladas com uma visita a um parque temático do distrito de Faro.
Escola de Santa Bárbara de Nexe recebeu prémio de 500 euros
Foi também realizado um sorteio, como previsto no regulamento, entre as 98 árvores a concurso, decoradas pelas escolas e instituições, tendo sido atribuído à EB1/JI Santa Bárbara de Nexe o prémio de 500 euros para aquisição de material didáctico.
A autarquia farense recorda que “este concurso esteve integrado nas festividades de Natal promovidas pelo Município de Faro, em colaboração com a Ambifaro, a Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro e a ACRAL, com o intuito de incentivar a criatividade das crianças, apelando ao uso de materiais reciclados, aliando a tradição natalícia às actividades lúdicas e pedagógicas dos alunos das escolas do concelho. Procurou, ao mesmo tempo, estimular e dinamizar o comércio local, com a exposição dos trabalhos pela Baixa de Faro e recolha dos boletins de voto nos estabelecimentos comerciais”.
De salientar que nesta segunda edição do concurso foi lançada uma nova componente destinada à comunidade criativa do concelho interessada em participar, reflectindo-se também como uma montra para as expressões artísticas individuais ou colectivas. Participaram, neste âmbito, 11 artistas do concelho, que tiveram oportunidade de dar visibilidade ao seu trabalho.