A Orquestra Clássica do Sul vai dar dois concertos alusivos à época pascal, um no próximo sábado, na Igreja Matriz de Moncarapacho, às 19 horas; e o outro no Domingo de Páscoa, na Igreja do Carmo, em Tavira, pelas 18 horas.
O programa, “Reflexões sobre a Vida e a Morte”, conta com a participação do barítono Rui Baeta e com direcção musical pelo maestro titular Rui Pinheiro
Uma das mais emblemáticas sinfonias de Haydn, apelidada de “Fúnebre” (cujo ‘Adagio’ Haydn pediu para ser tocado no seu funeral), intercalada com o ciclo de canções de Berlioz ‘As Noites de Verão’, Op.7, serão as obras interpretadas pela Orquestra Clássica do Sul, que irá dividir o palco com o solista farense Rui Baeta.
Percurso de Rui Baeta
Rui Baeta estudou música e canto no Conservatório Regional do Algarve com Ana Ester, no Conservatório Nacional de Lisboa com Filomena Amaro, na Escola Superior de Música de Lisboa com Luís Madureira, na Academie Francis Poulenc (França) com François LeRoux, na Mozarteum Akademie (Áustria) com Richard Miller e Música de Câmara na Fondation Hindemith (Suíça).
Em 1999 ganhou o 1.º Prémio do Concurso RDP Jovens Músicos na classe de Música de Câmara – Nível Superior – com o pianista Paulo Pacheco, e foi finalista do Festival e Concurso Internacional de Canto do Canal Mezzo (2008).
Contacta com os melhores maestros e orquestras da actualidade, realizando concertos por Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Brasil, Argentina, Uruguai, Índia, Macau e Japão, e reúne um vasto e estilisticamente eclético repertório em ópera e oratória.
Estes concertos são apoiados pela União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta e pela Câmara Municipal de Tavira.