A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Loulé reuniu no dia 7 de Abril, tendo como um dos principais assuntos a apresentação e aprovação do Plano Operacional Municipal do Concelho de Loulé para 2016.
A reunião foi presidida pelo vice-presidente da Câmara de Loulé, Hugo Nunes, tendo sido realizada uma apresentação pela técnica do Gabinete Técnico Florestal, Telma Guerreiro, sobre as principais actividades e projectos desenvolvidos no âmbito da sensibilização às populações.
Foi também referido o interesse do Município de Loulé na celebração de um protocolo com o Exército, no âmbito da prevenção florestal, à semelhança do realizado no Município de Silves, onde os trabalhos executados revelam uma excelente prática, relevante para a prevenção dos incêndios e protecção de pessoas, de bens e até para o próprio combate.
Por último, o Plano Operacional Municipal foi apresentado pelo Serviço Municipal de Protecção Civil, através do seu Gabinete Técnico Florestal do Município. Este documento é parte integrante do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, na sua vertente operacional, em particular nas acções de vigilância, detecção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio.
Inclui o levantamento dos meios e recursos, contactos, sectorização territorial, dispositivo operacional e cartografia de apoio à decisão. Este documento é de actualização anual, devendo ser aprovado em sede de Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios até 15 de Abril de cada ano.
O Município da Loulé alerta os munícipes para a obrigatoriedade de procederem à limpeza da vegetação no terreno envolvente às suas habitações e para o respeito pelas medidas de segurança na realização de queimas de sobrantes agroflorestais, tendo em atenção a aproximação da época crítica de incêndios florestais.