As críticas aconteceram em Portalegre, durante um comício, e muitos portugueses não deixaram a atitude de André Ventura passar em branco (ou vermelho).
O candidato às Presidenciais 2021 criticou os “lábios muito vermelhos” de Marisa Matias. Depois disso, muitos cidadãos, onde se destacam as figuras públicas, se insurgiram a favor do que é agora o movimento “Vermelho em Belém”.
André Ventura disse: “Não quero dizer nada que me arrependa amanhã mas não está muito bem em termos de imagem, de performance. Assim com os lábios muito vermelhos como se fosse uma coisa de brincar”.
Várias figuras públicas, homens e mulheres, se juntaram contra o candidato do Chega e a favor dos direitos e valorização da mulher. São centenas de fotos, onde o vermelho é Rei.
Entre os muitos comentários, escreveu o ator José Condessa que: “Não quero saber o é viver num país que não é livre. Não quero viver num país onde seja instigada a segregação, o preconceito, o racismo e a discriminação. Não quero ver defendido o machismo, a misóginia e o sexismo. Onde se põe em hipótese mutilações femininas. Onde não se procura respeitar o próximo. Onde a homofobia é aceite. Onde se defende que há uns melhores que outros. Não quero viver num país assim. E muito menos quero para o meu país um presidente que acredite que este é o caminho. Numa coisa ele tem razão, não será o presidente de todos os portugueses. O meu não será”.
Também a apresentadora Rita Ferro Rodrigues, assumida feminista, decidiu comentar o sucedido e publicar uma foto onde não só está com batom vermelho, como um vestido vermelho: “Contra o ódio, contra o insulto gratuito, a provocação. Contra a baixa política que se alimenta de casos, que procura desesperadamente incidentes para se vitimizar. Por todas/ os candidatos / as à esquerda e à direita que lutam por aquilo em que acreditam com elevação, respeito pela democracia e pela Constituição . E há muitas e muitos. Dia 24 – mesmo debaixo da máscara – vai o meu batom vermelho preferido. E na mão a caneta, para votar. Votar não constitui qualquer risco – já não votar pode constituir ,neste momento, um risco enorme para cada um e uma de nós”.
Por seu turno, a atriz Inês Herédia comentou: “Para a direita, para a esquerda ou para a frente. Mas nunca para trás. Pela democracia e pela constituição. Pela alegria, o combate ao ódio faz-se de batom vermelho, sorriso na cara e com o coração cheio de amor”.
Mais direto, foi Rui Maria Pêgo, radialista, referiu apenas: “Sou muito mau a pôr batom, mas sou muito bom a votar. Dia 24, lá estaremos. Não passarão”.
Até mesmo Ana Gomes, adversária de Marisa Matias nas eleições, deixou claro que reprovou os comentários de André Ventura e publicou um vídeo a pintar os lábios de vermelho.
O movimento “Vermelho em Belém” continua a ativo nas redes sociais e já conquistou centenas de portugueses.
► André Ventura lança campanha dos “lábios de negros de luto” pelo país
► “Vermelho em Belém”: André Ventura ironiza situação e Marisa Matias agradece apoio
E AINDA
► UAlg com número mais elevado de casos covid-19
► Covid-19: Tavira anuncia medidas excecionais para conter pandemia
► MAIS ÓBITOS: Algarve com 10 mortes e 328 casos, Alentejo com 15 óbitos e 577 novos infetados
► Colisão entre pesado e velocípede faz uma vítima mortal em Conceição de Tavira