Quem vive perto da fronteira com Espanha não abdica de ir ao país vizinho abastecer o seu veículo, já que, por norma, os preços dos combustíveis são mais baratos do que em Portugal. No entanto, será que uma mesma marca de combustíveis aplica os mesmos preços em Portugal e em Espanha? É que em abril deste ano circulou nas redes sociais a informação de que a portuguesa Galp estaria alegadamente a praticar preços mais elevados no país de origem do que em Espanha.
“Portugal é ridículo ao ponto de a Galp, uma empresa portuguesa, conseguir ter preços mais baixos no estrangeiro [Espanha] do que no nosso próprio país”, lê-se num tweet de 27 de abril, citado pelo Polígrafo. A imagem, anexada à publicação, mostra um painel com os preços dos combustíveis em vigor num posto de abastecimento em Espanha: 1,444 euros por litro de gasóleo e 1,644 euros por litro de gasolina.
Entre abril e setembro, os preços dos combustíveis sofreram bastantes alterações, contudo, há um cenário que não deixa de se verificar. Os preços praticados pela Galp em Portugal continuam a ser superiores aos praticados em Espanha, mas há uma explicação. A diferente carga fiscal aplicada nos dois países coloca os preços mais elevados em Portugal.
Segundo o mais recente boletim da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, publicado em julho de 2024, o Preço Médio de Venda (PMV) da gasolina 95 simples, sem impostos, era 3,8 cent/l inferior ao de Espanha. O cenário inverte quando aplicada a carga fiscal, que é bastante superior em Portugal. Assim sendo, o boletim avança que o PMV português, com impostos, foi cerca de 11,0 cent/l superior ao de Espanha.
Também o preço do gasóleo simples, sem impostos, era mais reduzido em Portugal do que em Espanha. Falamos de uma diferença de 2,7 cent/l. De qualquer forma, quando aplicada a carga fiscal, Portugal passa a cobrar mais 7,0 cent/l do que Espanha.
Leia também: Britânica muda-se para o Algarve: “Pago metade de renda aqui. Não voltarei para o miserável Reino Unido”