A oferta de emprego através dos anúncios colocados no OLX recuou 27% no terceiro trimestre deste ano face ao mesmo período de 2019 e a procura caiu 3%, segundo um estudo divulgado hoje pela plataforma.
A análise ao lado da oferta indica que as subcategorias comercial, restauração, hotelaria e turismo e transportes e logística foram as que tiveram mais anúncios ativos ao longo deste ano e ainda que apenas em março e abril estes anúncios registaram quedas face ao mês imediatamente anterior.
Relativamente à procura, registou-se uma tendência de decréscimo contínuo na variação mensal, com exceção dos meses de maio e setembro em que a resposta a anúncios aumentou 77% e 10%, respetivamente, face aos meses imediatamente anteriores.
O estudo conclui ainda que Faro, Lisboa e Setúbal foram os distritos em que se registou maior procura ao longo deste ano e que as subcategorias com mais contactos realizados (respostas a anúncios) foram as da restauração, hotelaria e turismo, saúde e beleza e comercial.
A palavra ‘part-time’ lidera o top das palavras mais pesquisadas desde o início do ano, segundo a plataforma, com exceção para o período de 12 de março a 30 de abril em que este lugar foi ocupado pela palavra ‘Uber eats’.