Os Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António recebem, no próximo fim-de-semana, o II Encontro Internacional de Coleccionismo.
O evento é organizado pela secção de coleccionismo dos Bombeiros de Vila Real e reúne entusiastas de Portugal e Espanha, que colocarão em exposição milhares de objectos como selos, postais, porta-chaves, isqueiros, galhardetes, bonecos ou marcadores de livros.
Com cerca de 140 participantes, a iniciativa reúne alguns dos maiores coleccionadores mundiais, nomeadamente o maior coleccionador europeu de lápis de carvão e o segundo maior coleccionador mundial de porta-chaves.
Para assinalar a iniciativa, serão lançadas seis colecções de pacotes de açúcar ilustrativas de temáticas como as actividades desenvolvidas pelos bombeiros e os seus veículos, a cidade vila-realense nos anos 50 e 60, ou a fauna da Ria Formosa, com fotografias de Agostinho Gomes.
Simultaneamente, será emitido um postal, um selo e um catálogo alusivos ao encontro.
Em exposição estarão igualmente inúmeras colecções privadas e outras pertencentes ao espólio da secção de coleccionismo dos bombeiros de Vila Real, fundada em 1977.
Além dos clubes filatélicos do Algarve, a iniciativa conta com a presença do Fórum Numismatas de Lisboa e do Clube Filatélico e Numismático de Huelva.
Floricultura e artesanato na Praça Marquês de Pombal
Também no próximo fim-de-semana, a Praça Marquês de Pombal, vai receber a II Feira Internacional de Floricultura e Artesanato, entre as 10h e as 21 horas.
O evento, de entrada livre, será igualmente dedicado ao coleccionismo, nomeadamente aos adeptos das artes botânicas, que poderão trocar desde sementes, árvores, plantas e cactos.