A Câmara de Lagos apresentou publicamente a sua boa prática “CML Positiva – Juntos Fazemos (+)”, no passado dia 7, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, com que foi distinguido no “Showcasing de Boas Práticas de Valorização das Pessoas”.
Trata-se de uma iniciativa inserida no projecto “Roadshow de Boas Práticas”, em que o Instituto Nacional de Administração (INA) pretende reforçar a promoção de sinergias e a partilha de boas práticas entre organismos e instituições da administração pública portuguesa. Esta foi a quinta sessão pública, faltando ainda quatro (o ciclo de apresentações termina a 12 de Maio, no Funchal).
Conforme explica a autarquia lacobrigense, “o ShowCasing de Boas Práticas de Valorização das Pessoas é um projecto pioneiro na Administração Pública Portuguesa, pensado para promover a autoconsciência das organizações, incentivando a melhoria das relações interpessoais e contribuindo para a verificação de práticas relevantes em liderança e gestão, objectivos e qualidade dos métodos de trabalho”.
Sandra Sant’Ana, responsável do INA diz que “neste projecto o enfoque é colocado nas pessoas, nos recursos humanos e na sua valorização. Porque sabemos que se investirmos nas pessoas, ganham as próprias pessoas, ganham as instituições e, em última instância, ganha a sociedade”.
Projecto foi um dos três mais votados na categoria ‘Liderar Pessoas’
De salientar que, dos 121 projectos apresentados a nível nacional, a boa prática “CML Positiva – Juntos Fazemos (+)”, submetida pela Câmara de Lagos neste showcasing, foi uma das três mais votadas na categoria “Liderar Pessoas”.
A iniciativa, dinamizada pelos colaboradores da autarquia, e desde sempre acarinhada pelo executivo, visa o desenvolvimento de actividades de diversas áreas assente naquilo que cada um dos colaboradores melhor desenvolve, a nível pessoal ou profissional. “Pretende-se dar um novo alento à motivação das equipas, promover a partilha de valores, construir uma visão de conjunto e fortalecer o espírito de entreajuda e a valorização”, reforça a autarquia.
Para a vereadora do Município de Lagos Maria Fernanda Afonso, esta “não é, de forma nenhuma, uma brincadeira entre colaboradores. É sim encarado como um projecto de Todos para Todos, porque em Lagos existe a consciência de que é preciso respeitar e motivar todos os trabalhadores da câmara, para que possam também eles, prestar um bom serviço à população. É assim que lutamos para que se trabalhe na autarquia… em equipa e com motivação!”.