A 9ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal, que se realiza entre 5 e 8 de Maio no EMA – Espaço Multiusos de Albufeira, contará com a presença de cinco Misericórdias, uma marca que ganha cada vez mais importância na elaboração de produtos regionais.
O certame, que conta com a participação de cerca de 110 produtores oriundos das mais variadas regiões vinícolas nacionais, de Trás-os-Montes ao Algarve, promete atrair mais de dez mil visitantes.
Manuel Augusto Lopes de Lemos, presidente do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas, vai estar no evento organizado pela Confraria do Bacchus de Albufeira, com o apoio da Câmara de Albufeira, para promover este projecto.
“A marca Misericórdia nasceu da percepção de que havia na União das Misericórdias Portuguesas (UMP) alguma produção de bens alimentares e outros com vista à sua actividade. O objectivo desta iniciativa é apoiar essa produção por forma a melhorá-la e divulgá-la e, ao mesmo tempo, sensibilizar outras Santas Casas para este tipo de actividade”, explica Manuel de Lemos, acrescentando que este projecto permitirá não só garantir a sustentabilidade das Misericórdias, como também “reforçar o seu papel na economia social, estimular o desenvolvimento regional, fortalecer o apoio às populações mais carenciadas e promover e divulgar a identidade regional”.
Na 9ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal vão estar presentes cinco Misericórdias – Canha, Fundão, Vila Flor, Valpaços e Macedo de Cavaleiros – que apresentarão produtos como vinhos, licores e azeites.
Mais informações disponíveis em www.confrariabacchusalbufeira.com/index.html e www.facebook.com/confrariabacchusalbufeira.
A Confraria do Bacchus de Albufeira pode ser contactada através dos emails [email protected] e [email protected].