Há pessoas que evitam consumir alho por receio do odor provocado depois da sua ingestão. Investigadores realizaram uma pesquisa para descobrir quais os alimentos mais eficazes para neutralizar este odor.
A investigação indica que a gordura e a proteína presentes no iogurte são eficazes na prevenção da libertação de quase todos os compostos voláteis malcheirosos do alho para o ar.
Manpreet Kaur e a professora Sheryl Barringer, da Universidade Estadual de Ohio, em Columbus, EUA, realizaram testes para avaliar a capacidade do iogurte, bem como da água, gordura e proteína nele contidos, na neutralização dos compostos sulfurosos responsáveis pelo característico odor do alho, tanto cru como cozido.
Os resultados, publicados na revista Molecules, indicaram que o iogurte, por si só, reduziu em 99% os compostos voláteis que mais contribuem para o odor do alho cru.
Os elementos individuais, como a gordura, a água e a proteína, também tiveram um efeito neutralizador, mas a gordura e a proteína revelaram-se mais eficazes do que a água, sendo que o iogurte com teor elevado de gordura superou o iogurte com baixo teor de gordura.
Estudos anteriores já sugeriam que o consumo de leite integral poderia ajudar a combater o mau hálito provocado pelo alho, devido às gorduras que contém que se ligam a várias moléculas “malcheirosas”.
Barringer explicou que as proteínas presentes no iogurte também podem reter as moléculas voláteis antes de serem libertadas no ar.
“Sabemos que as proteínas têm a capacidade de se ligar ao sabor – muitas vezes, isso é considerado negativo, especialmente quando se trata de alimentos com elevado teor proteico com pouco sabor. No entanto, neste caso, pode ser considerado positivo”, afirmou ao The Guardian.
A professora também sugeriu que o iogurte grego, com um perfil proteico mais elevado do que o iogurte utilizado no estudo, pode ser particularmente eficaz. Iogurtes com sabores de frutas provavelmente também funcionarão, mas, seja qual for a escolha, é importante consumir o iogurte o mais rapidamente possível após ingerir alho. Além disso, as experiências também revelaram que cozinhar o alho reduz significativamente a quantidade de compostos voláteis que provocam o mau cheiro.
Uma pesquisa adicional realizada por Barringer sugere que consumir maçã crua, hortelã ou alface imediatamente após o consumo de alho também pode ajudar a neutralizar o mau hálito.
Leia também: Restaurante cobra 17 euros a cliente que levou bolo de aniversário [vídeo]