A Exposição temporária “Missão 401 | Segredos salgados do Mediterrâneo: uma história por desvendar”, em exibição no Centro Ciência Viva do Algarve, baseia-se na Expedição científica 401 do programa ECORD/IODP – European Consortium for Ocean Research Drilling / International Ocean Discovery Programme.
Entender as implicações oceânicas e climáticas do fecho da passagem marítima entre o mar Mediterrâneo e o Atlântico é o principal objetivo da equipa internacional de cientistas abordo do navio oceanográfico americano Joides Resolution atualmente a caminho do golfo de Cádiz, para furar ao largo da costa algarvia no âmbito desta Expedição científica 401.
A exposição pensada com a equipa internacional e concebida de forma a dar a perceber como se estudam eventos que ocorreram há 6 milhões de anos, o que são testemunhos sedimentares, ou ainda como se formou um depósito gigante de Sal no Mar Mediterrâneo, tem como peça central uma esfera táctil interativa do próprio programa ECORD.
Embora patente desde 19 de dezembro até 4 de fevereiro, a inauguração da exposição ir-se-á realizar esta 6ª feira dia 29 de dezembro às 16:30.
O Centro Ciência Viva do Algarve deixa-lhe um convite: “Venha conhecer, em primeira mão, esta fabulosa aventura e acompanhe a Expedição 401!”.
Consulte AQUI o programa.
Leia também: Ponto mais a sul de Portugal Continental fica no sotavento algarvio