Mais um marco histórico para a arqueologia israelita e mundial. Uma escavação conduzida pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) levou à descoberta de ruínas de uma base militar romana com cerca de 1,8 mil anos.
Esta base militar é a mais completa já alguma vez encontrada em Israel, tendo abrigado mais de 5 mil soldados na região de Megiddo, local associado ao Armagedom que é mencionado na Bíblia. Por Armagedom entende-se a batalha final entre o bem e o mal, onde Cristo irá liderar um exército celestial que lutará contra os inimigos de Deus e os vencerá.
Durante as escavações, os arqueólogos encontraram vários objetos como peças de cerâmica, fragmentos de vidro, armas e moedas. A base da legião romana VI, como foi batizada, tem dimensões incríveis e é mesmo considerada uma raridade uma vez que corresponde ao complexo militar inteiro.
Por esse motivo, distingue-se em larga escala de outras bases militares romanas encontradas naquele país do Médio Oriente, que apenas representavam pequenos acampamentos temporários.
Em comunicado citado pela Live Science, Yotam Tepper, diretor de escavações, revela que este “acampamento da legião romana foi uma base militar permanente para mais de 5 mil soldados durante mais de 180 anos, entre 117-120 a 300 d.C”.
O responsável acrescenta que, nessa base, havia dois caminhos principais que se encontravam no centro do acampamento, com 550 metros de comprimento e 350 de largura. Este local, de acordo com Yotam Tepper, serviu como ponto de referência para medir as estradas imperiais romanas que levavam às principais cidades da região norte de Israel.
A equipa de arqueólogos conseguiu ainda identificar a estrada principal do acampamento, chamada de Via Pretoria, com áreas pavimentadas com pedra.
Leia também: Homem encontra amuleto raro de 2,8 mil anos durante passeio em Israel