Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Os ictiossauros são répteis marinhos pré-históricos
Ciência

Fósseis: Investigadores identificam maiores animais de sempre, répteis com 80 toneladas

Entre os fósseis estudados por investigadores das universidades de Zurique, na Suíça e Bona, na Alemanha, foi encontrado o maior dente de ictiossauro (réptil marinho pré-histórico) descoberto até à data.

10:34 28 Abril, 2022 10:40 28 Abril, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma equipa de paleontólogos identificou um dos maiores animais que já viveram ao estudar fósseis de três ictiossauros encontrados nos Alpes suíços em escavações realizadas entre 1976 e 1990, revela um estudo publicado esta quinta-feira.

Entre os fósseis estudados por investigadores das universidades de Zurique, na Suíça e Bona, na Alemanha, foi encontrado o maior dente de ictiossauro (réptil marinho pré-histórico) descoberto até à data, relata um artigo sobre a investigação publicado hoje no boletim científico Journal of Vertebrate Paleontology.

A largura da raiz do dente é duas vezes maior do que a de qualquer outro réptil aquático conhecido, tendo em conta que a maior raiz de um dente até agora identificada pertencia a um ictiossauro com 15 metros de comprimento.

Segundo o artigo, os paleontólogos identificaram ainda a maior vértebra de tronco encontrada em toda a Europa, o que comprova a existência de um ictiossauro que poderá ultrapassar em tamanho aquele que era considerado o maior exemplar de um réptil marinho conhecido – o ‘Shastasaurus sikanniensis’ -, com 21 metros de comprimento, encontrado no Canadá.

O local onde os fósseis foram descobertos, durante uma operação de mapeamento de uma formação geológica alpina, era, há mais de 200 milhões de anos, um fundo marinho, que com a formação dos Alpes passou a estar a uma altitude de mais de 2.800 metros, explicou Heinz Furrer, um dos autores do estudo.

Parecidos com golfinhos, os ictiossauros eram répteis de 80 toneladas com corpos alongados e barbatanas de cauda verticais que há cerca de 205 milhões de anos viviam no ‘Pantalassa’, o vasto oceano que rodeava o supercontinente Pangeia.

Atualmente curador aposentado no Instituto e Museu Paleontológico da Universidade de Zurique, Heinz Furrer descreveu a descoberta como “o ictiossauro mais comprido do mundo, com o dente mais grosso encontrado até hoje e a maior vértebra do tronco da Europa”.

O principal autor do artigo publicado hoje, Martin Sandler, da Universidade de Bona, disse esperar que este não seja o último grande fóssil da espécie. “Talvez haja mais restos das gigantes criaturas marinhas escondidos sob os glaciares”.

Os paleontólogos admitem que ainda há pouco conhecimento sobre os ictiossauros gigantes.

Estudos anteriores de investigadores do Reino Unido e da Nova Zelândia indiciavam que estes animais chegavam a ser do tamanho de baleias azuis e um artigo de 1978 descrevia uma vértebra de ictiossauro com 45 centímetros de diâmetro.

“É um grande constrangimento para a paleontologia sabermos tão pouco sobre esses ictiossauros gigantes, apesar do tamanho extraordinário dos seus fósseis. Esperemos enfrentar esse desafio e encontrar fósseis novos e melhores em breve”, afirmou o autor Martin Sandler.

Descoberto um dos últimos dinossauros carnívoros antes da extinção, há quase 70 milhões de anos

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Algarve Economia

Cadeia espanhola Mercadona chega a Faro em novembro e está a contratar

10:40 12 Maio, 2026 10:41 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Primeira loja da Mercadona no concelho de Faro abre em novembro e está a recrutar vários postos de trabalho

Terrenos e casas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Proprietários de terrenos rústicos podem fazer isto gratuitamente até esta data e impedir que o Estado ‘fique com tudo’

12:00 12 Maio, 2026 11:43 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Uma nova medida implementada este ano permite a proprietários destes terrenos rústicos regularizar a sua situação de forma gratuita

Algarve Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí frio de rachar: chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal e estes serão os dias mais ‘gelados’

09:30 12 Maio, 2026 22:00 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Chuva, trovoada e granizo deverão marcar os próximos dias em Portugal, com descida acentuada das temperaturas em várias regiões do país

Praia do Peneco, em Albufeira.
Algarve

Albufeira abre época balnear com dificuldades na contratação de nadadores-salvadores

11:50 12 Maio, 2026 11:45 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Federação alerta para dificuldades em reter nadadores-salvadores e garantir equipas completas no arranque da época balnear

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte e trovoada têm os “dias contados”: estas regiões ainda vão ‘sofrer’, mas o sol regressa já neste dia

06:30 12 Maio, 2026 15:42 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Semana começou com instabilidade em Portugal Continental, mas a previsão aponta para uma mudança no estado do tempo já a partir de quinta-feira

Ensino Europe Direct Algarve

Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha

12:11 12 Maio, 2026 12:11 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Erasmus+ proporciona experiência internacional a seis alunos de Olhão em estágio profissional realizado na cidade espanhola de Huelva.

Voo cancelado. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso

11:00 12 Maio, 2026 09:31 12 Maio, 2026 | João Luís

Há uma regra europeia que pode garantir reembolso ou transporte alternativo num voo cancelado. Saiba o que pode exigir à companhia aérea

Algarve Política

José Vitorino recordado como “homem de causas” pela Assembleia Municipal de Faro

11:40 12 Maio, 2026 11:30 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Voto de pesar da Assembleia Municipal de Faro recorda papel de José Vitorino no desenvolvimento e regionalismo do Algarve

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Recipiente com liquido para vacina covid-19. Crédito: Freepik
Mundo Saúde

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem

16:10 11 Maio, 2026 17:31 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Circula nas redes sociais a alegação de que o hantavírus consta como efeito secundário da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Burlão. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebeu um e-mail sobre reembolso do IRS? Atenção ao detalhe que denuncia a fraude

11:30 12 Maio, 2026 11:29 12 Maio, 2026 | João Luís

E-mail sobre reembolso do IRS com prazo para confirmar dados bancários? Há sinais que denunciam uma fraude em nome da Autoridade Tributária

Algarve Cultura Economia Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Algarve, Economia

Cadeia espanhola Mercadona chega a Faro em novembro e está a contratar

10:40 12 Maio, 2026 10:41 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Primeira loja da Mercadona no concelho de Faro abre em novembro e está a recrutar vários postos de trabalho

Terrenos e casas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Proprietários de terrenos rústicos podem fazer isto gratuitamente até esta data e impedir que o Estado ‘fique com tudo’

12:00 12 Maio, 2026 11:43 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Uma nova medida implementada este ano permite a proprietários destes terrenos rústicos regularizar a sua situação de forma gratuita

Algarve, Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí frio de rachar: chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal e estes serão os dias mais ‘gelados’

09:30 12 Maio, 2026 22:00 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Chuva, trovoada e granizo deverão marcar os próximos dias em Portugal, com descida acentuada das temperaturas em várias regiões do país

Praia do Peneco, em Albufeira.
Algarve

Albufeira abre época balnear com dificuldades na contratação de nadadores-salvadores

11:50 12 Maio, 2026 11:45 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Federação alerta para dificuldades em reter nadadores-salvadores e garantir equipas completas no arranque da época balnear

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte e trovoada têm os “dias contados”: estas regiões ainda vão ‘sofrer’, mas o sol regressa já neste dia

06:30 12 Maio, 2026 15:42 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Semana começou com instabilidade em Portugal Continental, mas a previsão aponta para uma mudança no estado do tempo já a partir de quinta-feira

Ensino, Europe Direct Algarve

Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha

12:11 12 Maio, 2026 12:11 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Erasmus+ proporciona experiência internacional a seis alunos de Olhão em estágio profissional realizado na cidade espanhola de Huelva.

Voo cancelado. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso

11:00 12 Maio, 2026 09:31 12 Maio, 2026 | João Luís

Há uma regra europeia que pode garantir reembolso ou transporte alternativo num voo cancelado. Saiba o que pode exigir à companhia aérea

Algarve, Política

José Vitorino recordado como “homem de causas” pela Assembleia Municipal de Faro

11:40 12 Maio, 2026 11:30 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Voto de pesar da Assembleia Municipal de Faro recorda papel de José Vitorino no desenvolvimento e regionalismo do Algarve

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional, Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Recipiente com liquido para vacina covid-19. Crédito: Freepik
Mundo, Saúde

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem

16:10 11 Maio, 2026 17:31 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Circula nas redes sociais a alegação de que o hantavírus consta como efeito secundário da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Burlão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebeu um e-mail sobre reembolso do IRS? Atenção ao detalhe que denuncia a fraude

11:30 12 Maio, 2026 11:29 12 Maio, 2026 | João Luís

E-mail sobre reembolso do IRS com prazo para confirmar dados bancários? Há sinais que denunciam uma fraude em nome da Autoridade Tributária

Algarve, Cultura, Economia, Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Últimas Notícias

  • Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
    Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
  • Proprietários de terrenos rústicos podem fazer isto gratuitamente até esta data e impedir que o Estado ‘fique com tudo’
    Proprietários de terrenos rústicos podem fazer isto gratuitamente até esta data e impedir que o Estado ‘fique com tudo’
  • Albufeira abre época balnear com dificuldades na contratação de nadadores-salvadores
    Albufeira abre época balnear com dificuldades na contratação de nadadores-salvadores
  • José Vitorino recordado como “homem de causas” pela Assembleia Municipal de Faro
    José Vitorino recordado como “homem de causas” pela Assembleia Municipal de Faro
  • Recebeu um e-mail sobre reembolso do IRS? Atenção ao detalhe que denuncia a fraude
    Recebeu um e-mail sobre reembolso do IRS? Atenção ao detalhe que denuncia a fraude
  • Campanha da APPC Faro apela à consignação de 1% do IRS para apoiar pessoas com paralisia cerebral
    Campanha da APPC Faro apela à consignação de 1% do IRS para apoiar pessoas com paralisia cerebral

Opinião

  • Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
    Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
  • A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
    A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
  • Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
    Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
    Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
  • Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
    Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal