O Dia da Terra celebra-se anualmente a 22 de abril e o grupo Ingka Centres reforça as suas metas ambientais para a próxima década. Os centros comerciais MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos pretendem que todos os transportes, incluindo passageiros, entregas e outros serviços, funcionem com veículos elétricos ou com sistemas de zero emissões até 2025.
Segundo o Ingka Centres, “outro dos objetivos é aumentar em mais 35% a sua eficiência energética até 2030, além de atingir outras metas de neutralidade carbónica e consumo sustentável. Ambos os centros comerciais já alcançaram um dos objetivos de sustentabilidade do Grupo, nomeadamente o consumo de 100% de energia renovável nos dois espaços”.
Além destas metas, está previsto que todos os sistemas de aquecimento e refrigeração também funcionem com recursos 100% renováveis até 2030. Desde 2016 que a Ingka Centres se tem expandido ao mesmo tempo que, paralelamente, tem vindo a reduzir a sua pegada ambiental em 3,5% (valores que excluem os impactos da pandemia em 2020).
Ao longo da próxima década, os objetivos incluem ainda reduzir para metade as emissões de colaboradores e clientes que se deslocam para os centros e continuar a trabalhar na melhor gestão de resíduos, dos quais 28% já são atualmente reciclados a nível global. Todas estas metas são regularmente complementadas com iniciativas de sustentabilidade como os “repair cafés”, aumento da oferta de carregadores para carros elétricos, workshops e iniciativas ecológicas didáticas.
O Dia da Terra, comemorado internacionalmente a 22 de abril, é um acontecimento que junta várias vozes em prol da ecologia e da sustentabilidade ambiental. A Ingka Centres pretende ter uma posição neste movimento, encarando o desafio como se todos os dias fossem o “Dia da Terra” e adotando uma postura cada vez mais sustentável na gestão das suas operações e outras iniciativas, com vista à neutralidade carbónica, ao zero desperdício e à sustentabilidade.
Atualmente, metade dos centros comerciais da Ingka Centres já utilizam energia renovável e receberam certificações BREEAM “Em Uso”.
Em 2020, tanto o MAR Shopping Algarve como o MAR Shopping Matosinhos receberam este certificado internacional de sustentabilidade, que teve em consideração o aumento de eficiência em vários parâmetros e os esforços na redução dos consumos de água, de energia e de resíduos produzidos dos dois centros. Além de consumirem 100% de energia renovável, ambos planeiam instalar em breve estações fotovoltaicas.
Sobre a Ingka Centres
A Ingka Centres faz parte do Grupo Ingka e soma mais de 40 anos de experiência a gerir centros comerciais de sucesso. Atualmente, acolhem e servem mais de 460 milhões de visitantes por ano, um número que irá chegar a um bilião nos próximos cinco a sete anos.
Os seus clientes crescem em número e em vontade de, connosco, viverem as melhores experiências e assim continuará a acontecer quando passarem das atuais 45 localizações em 15 países para mais de 70 em 2025.
Os seus lojistas e parceiros também se mantêm e vão crescendo, sendo atualmente 1.600 as marcas que operam em 7.000 lojas.
Sobre AMAR
“AMAR” é a marca da política de Sustentabilidade dos centros comerciais da Ingka Centres em Portugal, MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos. Tendo como objetivo alcançar a neutralidade carbónica em 2030 (20 anos antes da meta Europeia) e contribuir para vidas mais saudáveis, sustentáveis e felizes, os dois centros comerciais orientam esta política para as comunidades em que se inserem.
“AMAR” integra ações de cariz ambiental, social e económico e com um propósito real e visível nas vidas das pessoas que apoia.